28/9/2018

Filme ‘O que de verdade importa’ Renda é revertida para sete organizações brasileiras que apoiam e dão assistência a crianças com câncer

Dia 27/9 foi a estreia do filme “O que de verdade importa”. Trata-se da primeira obra cinematográfica mundial cujo lucro líquido será 100% revertido para instituições que apoiam o combate ao câncer infanto-juvenil. Quanto mais pessoas forem assistir no primeiro final de semana, mais tempo permanecerá em cartaz. No Brasil são 7 instituições a receberem as doações.

Sobre o filme ‘O que de verdade importa’

Conversar sobre a existência ou não de Deus sempre é um tema delicado, ainda mais quando se trata de colocar em pauta a existência de pessoas com poderes miraculosos. Essas questões são centrais no filme “O que de Verdade Importa”, do diretor espanhol Paco Arango.

Esses assuntos complexos são o pano de fundo de uma obra que tem toda a renda líquida arrecadada com a venda de ingressos doada para sete organizações brasileiras que apoiam e dão assistência a crianças com câncer. O cineasta também homenageia o falecido ator e diretor norte-americano Paul Newman, fundador da Serious Fun Children´s Network (https://www.seriousfunnetwork.org/), organização que ajuda milhares de crianças doentes no mundo inteiro.

A trama tem como eixo um rapaz perito em consertar máquinas elétricas que revela o dom de curar pessoas. O clima de realismo mágico é acentuado em diversos momentos, mas a mensagem positiva de manter a esperança viva em qualquer merece ser valorizada.

Se existem de fato mistérios entre o céu e a terra que a nossa filosofia não domina, como diria o célebre bardo inglês Shakespeare, as questões propostas peço filme estão entre eles. Nesse sentido, a proposta da rede de acampamentos de Paul Newman é de ter o riso e a fantasia não como cura, mas como possível paliativo. Por que não embarcar nessa? Veja o filme e ajude a causa. Afinal, o que de verdade importa?

Oscar D'Ambrosio, mestre em Artes Visuais, é doutor em Educação, Arte e História da Cultura. é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.