02/09/2022

Formandos da XXXVI Turma de Enfermagem recebem a Carteira Profissional do Coren Representando o conselho, Marcio Bispo esteve na Faculdade na última terça-feira (30/ago) para fazer as entregas

Na última terça-feira (30/ago), a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) recebeu o conselheiro Márcio Bispo, do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). Na oportunidade, Márcio reuniu-se com a diretora do curso de Enfermagem, a professora Dra. Lívia Keismanas de Ávila, e com os formados da XXVI Turma de Enfermagem, que colaram grau em junho de 2022, para a entrega da Carteira de Identidade Profissional (CIP).

O objetivo da visita foi efetivar a parceria formada a partir do projeto Ingressa Coren-SP, que facilita o trâmite para a inscrição e obtenção da Carteira Profissional do Coren. Com a adesão ao conselho, os profissionais se tornam habilitados para exercer sua profissão como enfermeiros formados. Ao todo, 28 alunos ficaram aptos a ingressar no mercado de trabalho. Segundo a professora, alguns deles estavam apenas esperando receber a carteira para começar a atuar profissionalmente.

Ainda de acordo com Lívia, o processo para conseguir a carteira é simples: a Faculdade encaminha os documentos que são exigidos durante a inscrição, e emite e entrega ao Conselho a declaração de conclusão de curso dos recém-formados. A partir disso, basta aguardar a entrega da CIP. “Há uma relação de oportunidades e de contato próximo do curso de Enfermagem da FCMSCSP com o Coren-SP, sendo motivo de grande interesse da Faculdade incentivar espaços de discussão e de debates sobre questões éticas e profissionais na Enfermagem”, diz.

Sobre o Coren

A entidade é um órgão representativo da área da enfermagem, avaliando e orientando as ações do profissional. De acordo com Lívia, o Coren também ajuda politicamente os Enfermeiros a galgar os espaços sociais. “Inclusive, a aprovação do piso salarial, que aconteceu em agosto, foi uma conquista desencadeada pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem nos diversos estados”, contextualiza.