14/7/2020

Governo de SP anuncia a volta parcial das aulas presenciais em universidades e cursos Diretor da FCM/Santa Casa é entrevistado pelo Jornal Nacional da TV Globo

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (13) a volta parcial das aulas presenciais em universidades e cursos.

São muitas as profissões que exigem formação prática. É assim com os cursos da área da saúde. A preocupação com eles fez o governo do estado anunciar a liberação para a volta das aulas de laboratório em curso técnicos e faculdades. Mas, para isso, a cidade deverá estar há 14 dias na fase amarela, que é de maior flexibilidade, e as instituições deverão seguir os protocolos de distanciamento e higiene. Nessa etapa, só poderão voltar 35% dos alunos.

“Se 35% não cobre todos os estudantes que precisam estar no laboratório, a universidade, a instituição de ensino deverá priorizar aqueles que estão mais próximos da formação final”, argumentou o secretário estadual de educação, Rossieli Soares.

Algumas universidades, como a USP, acham difícil a volta às aulas presenciais em 2020. Outras estão analisando o comportamento da pandemia e se preparando para o retorno. A cautela parece estar dando o tom dessa lenta volta às atividades.

“Vamos fazer isso de forma escalonada, dividindo os alunos em grupos pequenos e esses alunos passarão por todas as medidas preventivas”, explicou José Eduardo Dolci, diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Acesse reportagem completa aqui.