13/09/2023

I Turma de cursos Latino-Americanos de Especialização em Enfermagem colaram grau em 25 de agosto Com discursos emocionantes e lembretes do papel de um enfermeiro, alunos peruanos especializaram-se em ‘Crescimento e Desenvolvimento Infantil’ e ‘Gestão e Administração em Saúde’

A cerimônia de formatura da I Turma de cursos Latino-Americanos de Especialização em “Enfermagem em Crescimento e Desenvolvimento Infantil” e “Enfermagem em Gestão e Administração em Saúde” da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) ocorreu em 25 de agosto, no Auditório da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), localizado no andar A do prédio da Rua Dona Veridiana, nº 55 – Santa Cecília (SP).

O evento reuniu as duas primeiras turmas de enfermeiros peruanos que especializaram-se na Faculdade da Santa Casa de SP para homenageá-los pela conquista e para entrega de certificados. Estiveram presentes na solenidade a Diretora do curso de Enfermagem, a professora Dra. Lívia  Keismanas de Ávila, e as docentes do curso, a Profª Dra. Kátia de Almeida e a Profª Me. Taís de Abreu Ferro.

As especializações em práticas profissionais ocorreram entre os dias 14 a 24 de agosto, totalizando dez dias de aulas práticas na Instituição. As duas especialidades realizaram aulas teóricas no formato EAD de forma síncrona e assíncrona. Os enfermeiros também puderam realizar algumas aulas presenciais no Peru, aulas práticas no Brasil, além da produção de um Trabalho de Conclusão de Curso.

De acordo com a Profª Lívia Keinsmanas de Ávila, durante a abertura da formatura, a missão dos cursos foi de investir continuamente na qualificação da Enfermagem Latino-Americana, focando no cuidado e na qualidade de vida. “O dever dos cursos era de incentivar a participação no desenvolvimento do conhecimento de Enfermagem. Então, esse momento é fundamental para que possamos compartilhar nossas experiências, nossos conhecimentos, e nos conectar com outros profissionais”, diz.

A professora também reforça a importância de tornar realidade projetos individuais de cada aluno que passou na Faculdade, visto que ao investir na formação de cada enfermeiro também se deve ter um olhar político, ético e humano.

“Nesse sentido, é fundamental a compreensão dos valores da ética e da liberdade em relação aos seus direitos e deveres. Planejamos os cursos com comprometimento e responsabilidade para que todo o aprendizado desse período seja enriquecedor e transformador em suas vidas pessoal e profissional”, continua Lívia.

As diferenças entre culturas e línguas também foram citadas durante a solenidade, reforçando que a troca de experiências e conhecimentos foram além da área da saúde. Para a professora Kátia, o idioma não pode ser um impedimento para ensinar. “Antes de qualquer especialidade, nós somos enfermeiros e temos que ensinar e disseminar tudo o que aprendemos”, diz.

A amizade construída entre os alunos e professores foi evidenciado durante a cerimônia.

Já para a professora Taís de Abreu, em seu discurso, relembra a jornada de aprendizado que teve com as turmas e qual é o papel da Enfermagem. “Essa jornada de aprendizado e dedicação não foi fácil, com muitos conteúdos para estudar em língua estrangeira”, diz.

“Muitos vídeos, atividades, dúvidas e projetos, porém, a área da enfermagem é uma das mais nobres e essenciais para a sociedade, ao optarmos por nos especializar, assumimos a responsabilidade de cuidar do que temos de mais precioso: as crianças”, aponta Taís.

Sentindo-se honrada e emocionada de ter participado da cerimônia, a professora também reforça a grandeza da profissão, incentivando que todos os formandos continuem buscando o desenvolvimento pessoal e profissional.

“A Enfermagem e a ciência estão em constante evolução e devem se manter atualizadas para proporcionar, em meio à tensão, o melhor cuidado possível aos seus pacientes. Mas, além do conhecimento técnico, a verdadeira grandeza de um enfermeiro é a empatia, a compaixão e a humanidade que se demonstra diariamente no cuidado prestado com cada paciente. Lembre-se sempre de que um sorriso, um ouvido atento e um toque de identidade podem fazer a diferença na vida daqueles de quem você precisa cuidar,” diz Taís.

“Temos conhecimento em todas as áreas, tanto na área da saúde, quanto na gestão, e superamos a barreira do idioma”, diz Karla.

Apesar do curto período de cada turma, todos os presentes, alunos e professores, estavam emocionados com a cerimônia, relembrando tudo o que vivenciaram e aprenderam durante os dez dias da especialização. Uma das formandas do curso “Enfermagem em Gestão e Administração em Saúde”, a Enfermeira Karla também quis prestar suas homenagens para os professores envolvidos nos cursos, em especial a professora Lívia, idealizadora da parceria entre a Faculdade da Santa Casa e os Conselhos Regionais de Enfermagem do Peru:

“É muito agradável e me sinto muito honrada por pertencer a esta casa. E acho que todos eles, na verdade. Agradecemos imensamente que o idioma não tenha sido um impedimento para vocês. Notamos que vocês transcenderam, se esforçaram, deram muito por nós. Por querer compartilhar conhecimentos. Todos nós, eu acho, carregamos em nossos corações que você queria compartilhar todo o seu conhecimento, professora Lívia, o seu trabalho é impressionante. Dou os parabéns ao corpo docente que a acompanhou nesta primeira promoção. Vocês são pessoas que se sentaram conosco e quiseram ensinar tudo o que podemos levar. Seu jeito de ser, sua assertividade, para quando formos ao Peru. A gente trabalha tanto como enfermeira, todo trabalho que a gente faz é de assistência, mas não é tão valorizado, porque esse conhecimento precisa ser transmitido. Com isso eu e as meninas do curso de Gestão também, estamos saindo daqui e dizendo que precisamos nos capacitar mais, reforçar que somos enfermeiras. Temos conhecimento em todas as áreas, tanto na área da saúde, quanto na gestão, e superamos a barreira do idioma. sua gentileza, sua assertividade nos motiva a continuar crescendo, aprendendo como enfermeiros. Agradeço a todos os professores porque sua assertividade nos motiva muito a continuar crescendo e aprendendo como enfermeiros”, diz Karla.

Emocionada, a professora Lívia responde ao discurso da aluna, agradecida pela oportunidade e pelo resultado positivo das especializações:

“Não há nada que pague do que o reconhecimento de vocês. Todo o esforço que no começo eu posso ter dito ‘nossa, será que vale a pena?’, hoje eu estou vendo que vale a pena. Hoje estou vendo que eu alcancei mais do que eu queria. Eu acho que a oportunidade que a Faculdade, o senhor Zenon e que vocês me deram, só é reconhecida quando a gente têm o retorno de vocês e eu acho que isso é o que vale na vida. Então, com a fala de vocês, com aquilo que a gente vivenciou nesses dez dias, que pra mim foram poucos, mas tudo o que a gente vivenciou tem o seu valor. Não é só o que a gente dividiu como profissionais, mas é o que a gente dividiu conhecendo cada uma de nós. As nossas vidas, o nosso cansaço, as nossas alegrias, nossos passeios… Tudo isso. Então eu fico muito feliz de poder saber que eu, de alguma forma, estou contribuindo com a vida de vocês. E quero dizer que eu não fiz nada disso sozinha e vocês sabem disso, né? Foram também todas as professoras que vocês viram nos Seminários do Peru, as professoras que estiveram aqui com a gente, enfim, a gente não anda sozinho na vida, nunca. A gente pode achar que anda sozinha, mas em algum momento a gente vai precisar de alguém e espero que sejam pessoas como vocês, como as professoras que estiveram conosco, que estão pra andar de mãos dadas. Então, eu quero dizer que eu fico muito feliz por vocês estarem saindo daqui, por termos nos conhecido dessa forma. Admiro vocês porque a gente sabe que têm muitas diferenças e que é muito difícil visitar um país. Pelo quanto vale essas viagens, por ficar dez dias longe da família, por estar com pessoas e esbarrar em pessoas que talvez não sejam pessoas tão boas. E eu admiro essa coragem, porque vocês são pessoas que estão dispostas a serem melhores. Parabéns pra vocês e espero que vocês saiam daqui realizadas. Nossa casa estará sempre aberta e quando vocês quiserem a gente está disposto a compartilhar outras informações, conhecimentos, seja presencialmente ou virtualmente”, diz a diretora do curso.

Após o discurso de Karla, as professoras entregaram o certificado de conclusão de curso para cada aluno presente, junto com uma lembrancinha. A cerimônia também contou com uma homenagem do Dia Nacional do Enfermeiro, do Peru, que aconteceu em 30 de agosto.

Encerramento da formatura I Turma de cursos Latino-Americanos de Especialização em Enfermagem

“Esperamos que as lições aprendidas em todos os momentos tenham sido significativas e transformadoras. Porque na concretização dos nossos objetivos articulamos pontos fortes e desafios. Viemos para apoiar ideias, confrontar interesses e estratégias, desenvolvendo com responsabilidade nosso compromisso de maximizar o potencial de vocês, representantes da enfermagem latino-americana. Peço aos enfermeiros presentes a continuarem a manter a sua responsabilidade profissional na plenitude dos seus talentos como vocação legítima, honrando os preceitos da enfermagem”, conclui a professora Lívia, durante seu discurso.

“Continuem sendo pessoas éticas, alegres e corajosas, inspirando não apenas seus colegas, mas também as futuras gerações de enfermeiros. Finalmente formandos, lembrem-se que o sucesso é uma jornada em continuar aceitando cada desafio como uma oportunidade de crescimento e nunca deixem de buscar conhecimento. Parabéns por esta conquista extraordinária, pois você continua brilhando na área da enfermagem, levando cuidado e compaixão a todos os cantos do mundo e lembre-se que agora você também faz parte dos tijolos da nossa Santa Casa e sempre serão bem-vindos”, encerra a professora Tais.

“Estou honrada em compartilhar esse momento com vocês tanto com o pessoal de gestão, que foram dez dias intensos, de bastante informação, de bastante conteúdo, de lugares e dificuldades, de cansaço, mas nós conseguimos, nós chegamos aqui. E não vai parar aqui, nós temos que continuar. Continuar estudando, porque é estudando que vamos conseguir mudar alguma coisa. O que eu quero deixar pra vocês é que continuem estudando. Não sei se será aqui no Brasil, ficarei honrada se estiverem aqui novamente, quero que sejam muito felizes no Peru, com tudo o que aprenderam aqui durante esses dez dias, que foi pouco, mas que foi o início de uma longa caminhada. (…) Vocês são os primeiros da Santa Casa estrangeiros, isso é uma honra pra gente. Aprendi também com vocês”, relata a professora Kátia.

Outras turmas de Enfermagem em Práticas profissionais já estão em formação. Entre os dias 4 a 15 de setembro e entre os dias 18 a 29 de setembro, o curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) receberá mais 100 alunos estrangeiros, sendo 50 alunos em cada período.