7/5/2020

Impactos da COVID-19 no atendimento a mulheres em situção de violência Professora da FCM/Santa Casa participa de reunião virtual promovida pela EAESP/FGV

Dia 07/05, às 16 h, a professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) participou da reunião virtual do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB) da EAESP/FGV.

Nesse sétimo encontro, o foco do debate foi como a pandemia está impactando no atendimento a mulheres em situação de violência, na perspectiva de serviços especializados e organizações que atuam diretamente com o tema.

Acesse a gravação aqui.

As convidadas do debate foram:

– Teresa Cristina Cabral Santana: Juíza integrante da COMESP (Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo) e formadora da ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados).

– Maria Fernanda Terra: Professora do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina da Santa Casa (FCMSCSP). Coordena a Especialização em Enfrentamento e Prevenção da Violência para a Garantia dos Direitos Humanos na FCMSCSP. Líder do grupo de pesquisa Violência, Direitos Humanos e Saúde da FCMSCSP. Atuou na assistência em Estratégia Saúde da Família e Coordenação de Setor e Programa Saúde da Mulher no Centro de Saúde Escola Prof. Samuel Barnsley Pessoa da FMUSP – CSE/FMUSP.

– Ana Carolina Cabral: Psicóloga do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM)

– Rosilene Pimentel Gomes: Assistente Social com mestrado acadêmico em andamento no Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social na Universidade Federal Fluminense. Atualmente trabalha na Organização Social União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências na Coordenação do Serviço de Acolhimento de Mulheres.

Como subsídio para o debate, foram sugeridos os seguintes textos/podcasts:

Quais os impactos da pandemia sobre as mulheres
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/03/24/Quais-os-impactos-da-pandemia-sobre-as-mulheres

O aumento da violência doméstica na pandemia
https://www.nexojornal.com.br/podcast/2020/04/20/O-aumento-da-viol%C3%AAncia-dom%C3%A9stica-na-pandemia

Maria na quarentena: No front da pandemia https://piaui.folha.uol.com.br/radio-piaui/maria-vai-com-as-outras/

Where Can Domestic Violence Victims Turn During Covid-19? https://www.nytimes.com/2020/03/23/opinion/covid-domestic-violence.html