30/4/21

Estresse causado pela pandemia pode provocar insônia Não dormir bem, por sua vez, pode agravar ou desencadear quadros psiquiátricos como a depressão

Grande parcela da população brasileira tem algum tipo de queixa relacionada ao padrão de sono. Pesquisas mostram que mais da metade das pessoas pode ter, em algum momento da vida, um quadro de insônia e que isso se agrava com o aumento de fatores estressores externos como a pandemia de covid-19.

Um estudo recente, realizado pela Universidade de Michigan, associou um aumento dos quadros de sintomas depressivos e piora do humor a um padrão de sono irregular. Nessa pesquisa em questão, foram avaliados 2.100 alunos de Medicina que estavam no primeiro ano do internato e que foram monitorados em seus hábitos de sono através de “wearables”, como FitBit, ou smartwatches. Os resultados encontrados mostram que, no grupo de pessoas com um padrão de sono irregular, houve um resultado pior em escalas de avaliação dos quadros citados.

Nos últimos meses, o estresse provocado pela pandemia de covid-19 tem tido reflexos no sofrimento psíquico e, não raro, levado a um prejuízo do funcionamento pessoal e profissional. As alterações do padrão de sono podem ser reconhecidas como um sintoma resultante desse fator estressor, mas as pesquisas científicas mostram que um sono irregular também pode agravar ou até mesmo desencadear alguns quadros psiquiátricos.

Um novo olhar sobre a saúde mental evidencia cada vez mais a necessidade de os profissionais de saúde reconhecerem e conduzirem adequadamente os casos de sofrimento psíquico. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um artigo relatando como a pandemia tem afetado os serviços de saúde mental no mundo e a necessidade de termos mais profissionais de saúde capacitados para a lidar com a crescente demanda psiquiátrica.

Dessa forma, é essencial a capacitação e atualização das pessoas que atuam na área. A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece cursos de especialização em saúde mental destinados a diferentes públicos, inclusive para médicos e psicólogos.  Conheça as especializações:

Psicossomática

Psiquiatria

Saúde Mental – EaD

Terapia Cognitivo Comportamental com ênfase em saúde e saúde mental

Referências Bibliográficas:

1) Maruichi MD, Takamune DM, Silva JBT, Otani VHO. Avaliação da prevalência de insônia associada a medidas de higiene do sono em usuários do Centro de Saúde Escola Barra Funda Dr. Alexandre Vranjac. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo. 2011;56(2):61-4

2) Yu Fang, Daniel B. Forger, Elena Frank, Srijan Sen & Cathy Goldstein. Day-to-day variability in sleep parameters and depression risk: a prospective cohort study of training physicians. npj Digital Medicine, 2021 DOI: 10.1038/s41746-021-00400-z

3) COVID-19 disrupting mental health services in most countries, WHO survey 

Artigo de autoria de:

Dr. Victor Otani
Professor Instrutor
Departamento. de Saúde Mental – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP

_______________________________________________________________________________________________