29/7/2019

Campanha Julho Verde promove atividades no Ibirapuera Frequentadores do parque praticaram exercícios físicos e aprenderam sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço

Fotos disponíveis para download no Flickr da FCM/Santa Casa

A Campanha Julho Verde, de Prevenção e Conscientização sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço, levou diversão, qualidade de vida e informação aos frequentadores do Parque Ibirapuera no domingo, dia 28.  A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG), organizadoras da Campanha, promoveram atividades lúdicas, esportivas e educativas para todas as idades. Participaram da ação professores, médicos e outros profissionais de saúde da Faculdade e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Quem passou pelo parque teve a oportunidade de realizar caminhadas e alongamento com orientação de educadores físicos, receber dicas para uma vida mais saudável e esclarecer dúvidas sobre os tumores que acometem a região da cabeça e pescoço. O incentivo ao desenvolvimento de bons hábitos faz parte das iniciativas de prevenção da Campanha Julho Verde, uma vez que a prática de exercícios, alimentação saudável, boa higiene pessoal e cuidados com a exposição solar podem contribuir para evitar o surgimento destes tipos de câncer. Não fumar, consumir bebida alcoólica com moderação e manter relações sexuais com preservativos são outras atitudes que previnem a doença.

Além da promoção da saúde, o Julho Verde visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para um tratamento mais barato e eficaz, que possibilita a cura. O diagnóstico tardio é mais caro e pode deixar sequelas. Por isso, é necessário que todos fiquem atentos para identificar os sinais que podem indicar tumores nas regiões aerodigestivas (amígdalas, boca, bochechas, faringe, gengivas, laringe, língua e seios paranasais). É preciso procurar um médico ao notar feridas na boca ou na pele que não cicatrizam, mau hálito frequente, garganta irritada, dificuldade para mastigar ou engolir e rouquidão por mais de duas semanas. Estas orientações foram transmitidas por especialistas às pessoas que estavam no parque.

Os visitantes também puderam conhecer pacientes que passaram por cirurgia para retirada da laringe em virtude de tumores de cabeça e pescoço.  Com a perda das pregas vocais, estas pessoas ficaram temporariamente impossibilitadas de falar, mas recuperaram a voz por meio da reabilitação fonoaudiológica.

A Campanha Julho Verde no Parque do Ibirapuera ofereceu recreação para as crianças, que divertiram-se com maquiagem artística e gincanas. Os adultos, além das atividades já citadas, assistiram a aulas-demonstração de Tai Chi Chuan e palestras sobre Bioenergética e Consciência Mindfulness.

 

Para saber mais:

Julho Verde: Santa Casa orienta pacientes em reabilitação após remoção da laringe

 

Vanessa Krunfli Haddad