27/09/2023

Liga de Cardiologia da Faculdade realiza ação em comemoração do Dia Mundial do Coração A atividade, que ocorreu em 25 de setembro, contou com orientações sobre fatores de risco cardiovasculares e aferição de medidas como a pressão arterial

A Liga de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em parceria com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia (ISCMSP), realizou em 25 de setembro, atividade em comemoração ao Dia Mundial do Coração. A ação aconteceu com alunos, pacientes e transeuntes que estavam no saguão de entrada dos arcos da ISCMSP.

Na atividade, os alunos da Liga de Cardiologia, sob coordenação do professor Dr. Renato Jorge Alves, docente do curso de Medicina da FCMSCSP, puderam realizar um questionário sobre hábitos de vida e risco cardiovascular, além de realizar medidas de: pressão arterial, peso, altura, IMC, glicemia capilar e circunferência abdominal e de pescoço.

Assim, a ação pode orientar sobre fatores de risco cardiovasculares e aferição de pressão arterial, alertando a população sobre a importância de detectar a doença cardíaca precocemente e tratar de maneira adequada para prevenir complicações, como o infarto.

Ao final do evento, os alunos também puderam levantar o perfil clínico e epidemiológico da população de transeuntes da Santa Casa deste dia.

Para ver o folder do evento, clique aqui.

Dia Mundial do Coração

O Dia Mundial do Coração, que será em 29 de setembro, foi criado com o objetivo de conscientizar e incentivar indivíduos, famílias, comunidades e governos para melhorar sua qualidade de vida, comprometendo-se a consumir alimentos saudáveis; fazer exercícios físicos; não fumar; controlar os níveis de colesterol; entre outros.

A ação é necessária visto que, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardiovascular, desses, cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país.