16/11/2021

Livro ‘O Caso Hermes’, de David Calderoni, será lançado dia 3/dez Das 14h às 15h, autor resumirá história do livro em aula aberta; após acontecerá lançamento da obra

A Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), convida para o lançamento do livro ‘O Caso Hermes’, de David Calderoni, que ocorrerá no dia 3 de dezembro, das 14h às 17h, no Anfiteatro FAVC, localizado na rua Dona Veridiana, nº 55, bairro Santa Cecília – São Paulo. Calderoni é membro do Conselho de Coordenação do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública, oferecido pela Faculdade.

Antes do lançamento da obra, autor ministrará aula presencial e on-line

Antes do ato de lançamento do livro, das 14h às 15h, Calderoni resumirá em aula aberta a história clínica que reverteu a suposição de que um menino de cinco anos seria “débil mental e surdo”, como acreditavam sua mãe e os agentes da creche que a criança frequentava. Agora lançado numa segunda edição, o livro agora proporciona ao leitor a experiência de manusear os desenhos da criança, experiências cuja interpretação permitiu reconhecer a surpreendente e singular potência cognitiva e afetiva de Hermes.

A aula, que intitula-se “O menino Hermes e o Deus de Espinosa”, contará com a participação do padre Valdair Benedito Peres, aluno do curso Psicopatologia e Saúde Pública, que viu seu trabalho pastoral enriquecido pelo estudo apresentado no livro. O Dr. Marcos Ferreira de Paula, docente de Filosofia na UNIFESP, membro do Grupo de Estudos Espinosanos da USP e autor do livro “Alegria e Felicidade: a experiência do processo liberador em Espinosa” (Edusp, 2017), será debatedor convidado.
Para participar da aula aberta, clique aqui.

Obra é fruto da dissertação de mestrado de Calderoni, apresentada em 1994 ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Em 1986, no curso de um Programa de Trabalho na Área Psicológica junto a creches municipais de São Paulo — que incluía a intervenção nas relações institucionais e, articulado a isso, o psicodiagnóstico de crianças —, o autor realizou o atendimento de Hermes, à época com 5 anos de idade, diagnosticado empiricamente por agentes de sua creche como praticamente incapaz de pensamento e de linguagem (“débil mental e surdo”).

Tendo as providências diagnósticas sido acompanhadas de um contra diagnóstico institucional (destinado a desconstruir o diagnóstico empírico de debilidade mental e auditiva), Calderoni reflete o processo conjunto que permitiu reverter a exclusão da criança, transformar o modo pelo qual era percebida e encaminhar um saber positivo sobre o seu psiquismo.

Para o médico patologista, professor universitário e pesquisador Paulo Saldiva, o livro fala da liberdade, do exercício da utopia do encontro, e da habilidade do autor de dissecar as mensagens contidas nos desenhos de um menino. “Fala da persistência de um cirurgião ourives, que esculpiu uma joia de texto, com o balanço exato entre o bisturi e a delicadeza. É um tratado da geografia da alma e seus caminhos. É uma cartografia que pode nos auxiliar no encontro com os outros e com nosso eu interior, competências fundamentais para tornar mais leve o diário exercício do difícil ofício de viver”, diz em trecho publicado na contracapa do livro.

Saiba mais sobre o autor 

David Calderoni é psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, Professor e membro do Conselho de Coordenação do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. É Doutor e Pós-Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Coordenou o Programa de Psicopatologia do Núcleo de Análise Interdisciplinar de Políticas e Estratégia – NAIPPE/USP sendo idealizador e professor do Curso de Psicopatologia – NAIPPE/USP. Organizou o livro Psicopatologia: vertentes, diálogos – psicofarmacologia, psiquiatria, psicanálise (Via Lettera, 2002); Psicopatologia: Clínicas de Hoje (Via Lettera, 2006); Espinosa e a Psicologia Social, de Laurent Bove (Autêntica, 2009); O precariado: a nova classe perigosa de Guy Standing (2015); foi coorganizador e autor de Construções da felicidade (2015). Publicou os livros de poemas: Enviajando (Via Lettera, 2004), Vagalumzzz (Livraria, 2005) e Zórtex (Singular, 2012). Compositor, produziu os CDs Viação (1998) e Regeneração (2004), Onde a pele da alma é fina (2012), Meu Rei (2014), A casa pelada (2019). Lançou em 2011 a canção Mim, vertida para o Tupi e o Francês.

O evento é gratuito e aberto a todos. No dia, o autor estará autografando exemplares da mais nova edição.
Para se inscrever, clique aqui.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro ‘O Caso Hermes’, de David Calderoni
Quando: sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
Hora: das 14h às 17h
Programação:
– das 14h às 15h – Aula aberta presencial com transmissão on-line sobre a história clínica que é contada na obra. Para participar da aula, clique aqui.
– das 15h às 17h – Lançamento do livro ‘O Caso Hermes’, de David Calderoni
Onde: Anfiteatro da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), localizado na rua Dona Veridiana, nº 55 – Santa Cecília – São Paulo
Inscreva-se antecipadamente aqui: bit.ly/LivroCalderoni

178 visualizações