03/04/2023

Macarronada Social, tradicional evento do Centro Acadêmico de Medicina, ocorreu neste sábado (1/abr) Na oportunidade, os alunos de Medicina distribuíram cerca de 115 refeições, incluindo suco, sabonete e absorventes

A tradicional Macarronada Social, organizada desde 2011 pelo Centro Acadêmico Manoel de Abreu (CAMA), do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), aconteceu em 1º de abril, na Igreja da Santa Cecília.

A ação teve como objetivo distribuir refeições gratuitas para pessoas em situação de rua. Nesta edição, a segunda após a pandemia de Covid-19, foram distribuídas cerca de 115 marmitas, com suco incluso. Além disso, os alunos do curso também disponibilizaram sabonete e absorventes, itens de higiene necessários para o dia-a-dia da população.

De acordo com Mateus Pedrosa, da coordenadoria da Cultural e Extensão do CAMA e aluno do 3º ano do curso de Medicina, comenta que a ação também é uma maneira dos calouros terem o primeiro contato com uma população frequentemente atendida pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP).

“A expectativa é de que os calouros possam sentir um pouco mais desse ambiente da Santa Casa e poder devolver pra comunidade, tanto o que eles dão pra gente, quanto o que a gente consegue aprender com eles”, comenta.

Anelise Ferri, também da coordenadoria da Cultural do CAMA e aluna do 2ª ano de Medicina, ficou bem contente com a recepção e a forma como as pessoas avisaram às outras sobre as refeições. “A gente queria fazer essa distribuição de comida porque temos visto muitas pessoas em situação de rua na Santa Cecília, principalmente no Largo”, diz.

“Eu comecei a reparar também que tem muitas mulheres nos arredores do Largo nas últimas semanas e decidimos fazer também a distribuição de absorventes. O projeto cultural é mais pra ajudar um pouco, não vai fazer uma grande diferença na vida deles, mas hoje está fazendo a diferença”, explica a aluna.

O Centro Acadêmico e os primeiros-anistas do curso de Medicina da FCMSCSP foram os responsáveis pela doação dos ingredientes, conquistada ao longo do Programa de Integração dos Primeiranistas (PIPA) da FCMSCSP, e pela produção das refeições.

Além da Macarronada Social, que costuma ocorrer no início do período letivo, o Centro Acadêmico também planeja realizar mais uma edição ainda este ano e investir em ambulatórios que auxiliem no atendimento de pessoas em situação de rua, incentivando os primeiro-anistas a conhecerem, de antemão, as oportunidades de voluntariado que a FCMSCSP disponibiliza. 

Além de sediar o espaço para a distribuição das refeições, a paróquia também auxilia com a divulgação do projeto, anunciando a data e horário da ação durante as missas.