6/2/2021

Nota de falecimento e solidariedade à Madre Maria Gabriela Nogueira (1921-2021) Missa de Sétimo Dia será realizada no dia 07 de fevereiro de 2021, às 10 horas, na Capela do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo

Em nome do corpo docente e discente do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, expressamos com profundo pesar o falecimento da Madre Maria Gabriela Nogueira, ocorrido no dia 01/02/2021, na Casa de Repouso São José.

Natural do berço da família Maria Consolação Nogueira, a Madre Maria Gabriela nasceu dia 24 de agosto de 1921 no município Patrocínio do Sapucaí, em São Paulo. Conquistou o título de professora no Internato Nossa Senhora do Patrocínio e graduou-se em Enfermagem, na modalidade bacharelado, pela Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo. Atuou como secretária na Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e foi nomeada em 2 mandatos para atuar como
Provincial em São Paulo.

A Madre Maria Gabriela foi nomeada Diretora da Escola de Enfermagem São José, fundada por ela em 05 de março de 1945 no antigo externato da Santa Cecília, com as primeiras aulas ministradas pelas Irmãs São José. Sua trajetória é um importante marco para a história da enfermagem na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Sua carreira e trajetória mostram a grandeza da Madre para a enfermagem e sua influência para o nosso curso de graduação e, como forma de homenagear, os discentes do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, fundaram em 25 de outubro de 2002 o Centro Acadêmico Madre Maria Gabriela Nogueira.

Deixamos aqui as palavras do Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho ao referir-se ao trabalho das Irmãs de São José: “(…) preciso testemunhar meu reconhecimento às delicadíssimas Irmãs de São José, cujo espírito de sacrifício e cujos sentimentos de caridade, não esmorecendo mesmo perante a morte, permitiram levarmos a bom termo nossa honrosa, mas pesada tarefa”.

A Missa de Sétimo Dia em homenagem à Madre Maria Gabriela Nogueira será realizada no dia 07 de fevereiro de 2021, às 10 horas, na Capela do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo (Rua Doutor Cesário Motta Júnior, 112 – Vila Buarque/SP).

Manifestamos as nossas palavras de solidariedade e conforto aos seus familiares e amigos. Que Deus possa confortar seus corações, e que Nossa Senhora possa acolher a sua alma no céu.

São Paulo, 05 de fevereiro de 2021

Diretoria do Curso de Enfermagem
Centro Acadêmico Madre Maria Gabriela Nogueira