18/05/2022

Professor da Faculdade participou do “Fórum Estadão Think” que discute a bronquiolite e a pneumonia O Dr. Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, do Curso de Medicina da FCMSCSP, participa, junto a outros especialistas, do evento híbrido, que acontece na tarde desta quarta-feira (18/mai), às 14h

Professor da Faculdade participa do “Fórum Estadão Think” que discute a bronquiolite e a pneumonia

O professor Dr. Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, diretor do Departamento de Pediatria e Puericultura do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), participou na tarde do dia 05 de maio, do Fórum Estadão Think.

Nesta edição o tema o evento foi “A bronquiolite e a pneumonia podem atacar até dentro de casa – evite que seu guerreiro tenha que lutar contra o VSR”, contando com o patrocínio da AstraZeneca.

Conforme destaca o Estadão, não há vacinação contra o VSR. Somente no caso das crianças prematuras nascidas com até 28 semanas de gestação ou com fator de risco como bebês com displasia broncopulmonar e cardiopatias congênitas, um programa do Ministério da Saúde disponibiliza o palivizumabe, anticorpo específico contra o vírus sincicial, aplicado uma vez por mês durante cinco meses, antes do período de maior circulação do vírus, para evitar formas graves da doença.

Desta forma, a principal ferramenta para se evitar o contágio é por meio da prevenção. Entre as medidas estão: evitar ambientes pouco ventilados e com aglomerações, manter cuidados básicos de higiene e evitar o contato das crianças com adultos com sinais da doença.

De acordo com Sáfadi, o risco de agravamento para crianças menores é maior. “Uma criança com desconforto respiratório nesta faixa etária e que perde a capacidade de mamar tem fatores levados em consideração na avaliação do quadro clínico. Muitos casos necessitam de internação para oferecer assistência respiratória para o bebê”, destaca. “A hidratação é essencial neste caso. E vale reforçar a amamentação no caso do bebê que mama e até aumentar a oferta de fórmula no caso de bebês que não mamam no peito”, diz o doutor.

Por sua atuação no combate à covid-19, Sáfadi recebeu a maior honraria concedida pelo governo do Estado na área da educação

Recentemente, Marco Aurélio Sáfadi foi homenageado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da concessão da medalha ‘MMDC Caetano de Campos’, principal honraria oferecida pelo governo paulista na área da Educação. O prêmio foi entregue no dia 28 de março no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, pelo secretário estadual da Educação Rossieli Soares da Silva.

O reconhecimento a Sáfadi, que também é presidente do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), foi motivado por sua participação na Comissão Médica da Educação de SP, formada por especialistas das áreas de pediatria, infectologia e epidemiologia. Instalado no início de 2021, por iniciativa do então governador João Doria, o grupo prestava consultoria nas decisões sobre as condições de funcionamento das instituições de ensino e da volta às aulas presenciais em todo o estado visando o cumprimento das normas sanitárias. Desde então, a comissão de experts prestava semanalmente aconselhamento ao secretário de Educação, oferecendo suporte técnico e científico.