7/11/2020

Massagem seguida de repouso e a Massagem seguida pela aplicação de Reiki se mostram efetivas na redução dos níveis de estresse e melhoria de qualidade de vida Artigo é publicado na Revista da Escola de Enfermagem da USP

Docente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), a Profa. Dra. Talita Pavarini Borges de Souza é uma das autoras do artigo “Massagem e Reiki para redução de estresse e melhoria de qualidade de vida: ensaio clínico randomizado”, publicado na Revista da Escola de Enfermagem da USP, em outubro último.

O artigo, assinado por Leonice Fumiko Sato Kurebayashi, Juliana Rizzo Gnatta, Gisele Kuba e Ana Lucia Lopes Giaponesi, além da professora da FCMSCSP, tem como objetivo verificar se a Massagem (técnica Anmá) seguida de repouso ou Reiki auxilia na redução dos níveis de estresse e na melhoria da qualidade de vida de indivíduos atendidos em um ambulatório de práticas integrativas.

Foi realizado um ensaio clínico controlado randomizado conduzido com 122 indivíduos randomizados em três grupos: G1 – Massagem seguida de repouso, G2 – Massagem seguida de Reiki e G3 – controle (sem intervenção). Os níveis de estresse e Qualidade de Vida foram mensurados por meio dos instrumentos LSS e SF-12v2, os quais foram aplicados antes e após intervenção.

Finalizou-se o estudo com 101 participantes. As Massagens seguidas de repouso (G1) ou de Reiki (G2) se mostraram efetivas na redução dos níveis de estresse e melhoria de qualidade de vida quando comparadas ao Grupo Controle (G3).

Os melhores resultados obtidos pelo grupo que recebeu Massagem seguida de Reiki (G2) foram observados no domínio mental de qualidade de vida, enfatizando a abrangência dos efeitos do Reiki sobre os aspectos mentais e psicológicos.

O artigo, portanto, conclui que a Massagem seguida de repouso e a Massagem seguida pela aplicação de Reiki se mostraram efetivas na redução dos níveis de estresse e melhoria de qualidade de vida.

Leia o artigo em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342020000100464&tlng=pt