14/11/2019

Mesa Redonda: Desafios do Enfermeiro em Cardiologia no Século XXI 13/11/2019, às 14 h, no Anfiteatro Emílio Athié

A Liga Acadêmica de Enfermagem Cardiológica da FCMSCSP promoveu, dia 13/11/2019, a Mesa Redonda “Desafios do Enfermeiro em cardiologia no Século XXI”.

O evento teve a participação dos enfermeiros Ana Paula de Almeida Moraes, Ezequiel Oliveira e Léa Jesus Andrade, além das docentes Luciana Cardoso e Rosimeire Ângela Q. Soares, que debateram a profissão hoje, principalmente para os recém-formados.

O evento teve ainda a participação especial da jornalista Ariane Roma. que, após o nascimento de sua segunda filha, ela contraiu miocardiopatia pós-parto, uma doença rara que causa insuficiência cardíaca com necessidade de transplante de coração.

Como nenhum coração seria compatível com Ariane — ela tem excesso de anticorpos, o que rejeita qualquer órgão transplantado —, seus médicos decidiram que um coração artificial deveria ser transplantado. A cirurgia aconteceu em fevereiro e ela batizou o novo órgão carinhosamente de “Eddie”, em homenagem ao vocalista da banda Pearl Jam.

Em sua fala, Ariane destacou o papel da enfermagem. “Uma cirurgia complexa como a minha envolve muitas horas de internação. E, nesses momentos, as enfermeiras são essenciais, tanto nos aspecto clínico como no psicológico, dando orientações fundamentais, acompanhando questionamentos e compartilhando desabafos e momentos de alegria.”

Veja entrevista com Ariane Roma aqui.