30/10/2019

São Lucas é tema de missa em homenagem ao Dia do Médico Padre Tiago Gurgel do Vale, que também é médico, fez a preleção

Fotos disponíveis para download no Flickr da FCM/Santa Casa de SP

“O bom médico é aquele que trata o paciente com a ciência e com o coração”, afirmou o padre Tiago Gurgel do Vale durante celebração de missa em homenagem ao Dia do Médico, 18 de outubro/2019, na capela Nossa Senhora da Misericórdia da Santa Casa de São Paulo. A experiência do sacerdote lhe dá uma visão ampla das necessidades dos doentes, não só relacionadas ao espírito como também ao corpo. Médico neonatologista com doutorado em Neurociências e Bioética, padre Tiago sentiu-se inclinado à vida religiosa ainda na faculdade de Medicina, mas terminou os estudos e trabalhou em UTI Infantil e Neonatal antes de seguir à vocação.

O sermão da missa foi sobre a vida de São Lucas, médico e um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. O dia do médico é comemorado no Brasil em 18 de outubro em homenagem ao santo, cujo dia festivo é celebrado nesta data. “Assim como faz parte da vida dos pacientes e de suas famílias, a espiritualidade deve estar presente na vida do médico”, aconselhou o padre, sugerindo que haja reuniões periódicas da comunidade para rezar pelos profissionais de saúde e pela manutenção da missão da Santa Casa de atender a todos que a procuram.

Participaram do ato litúrgico médicos, professores, funcionários da Faculdade e da Irmandade da Santa Casa e representantes da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho.  Entre os presentes, estava a irmã Luiza Carolina Rocha Silva, freira que residiu e trabalhou por 65 anos na Irmandade da Santa Casa. Ela foi responsável pela reforma da capela e pela idealização do Jardim Bíblico do complexo hospitalar, que reúne diferentes árvores, cada uma com placa informando sua espécie e apresentando um versículo da Bíblia, “para consolo daqueles que não podiam frequentar a missa”, explicou.

A missa foi transmitida ao vivo pela página do Instagram da FCM/Santa Casa de SP. Acompanhe nossos eventos nos stories: @fcmscsp

 

Leia também:

Missa em comemoração ao Agosto Dourado é celebrada na Santa Casa

Vanessa Krunfli Haddad