09/12/2021

Nos 40 anos da regulamentação da profissão, a FCMSCSP parabeniza a todos os Fonoaudiólogos Em 2022, o curso superior de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo completará 20 anos

Hoje, 09/dez, comemora-se os 40 anos da regulamentação do Fonoaudiólogo no Brasil. A celebração acontece num momento simbólico, em que a profissão é valorizada com a alta demanda destes profissionais nas mais diversas áreas de atuação. Estima-se que 20% da população, apresenta, apresentou ou apresentará alguma dificuldade de comunicação em algum período da vida.

Deste modo, os fonoaudiólogos são fundamentais para a sociedade. Eles trabalham permanentemente para inclusão das pessoas — do bebê ao idoso —, sendo importantes ao longo de toda a nossa vida. Esse profissional pode atuar em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde, escolas, empresas, além da assessoria a cantores, atores e líderes dos diversos setores.

A pandemia de covid-19 evidenciou ainda mais a necessidade dos fonoaudiólogos em hospitais e clínicas, para tratar de pacientes durante e após a manifestação da doença em questões relacionadas à disfagia, que é a dificuldade de deglutição, à disfonia, que é a dificuldade com a produção vocal, e também em sintomas cognitivo-linguísticos.

Curso da FCMSCSP completará 20 anos em 2022

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) orgulha-se de contribuir para esse significativo momento da profissão, tendo iniciado o seu Curso de Graduação em Fonoaudiologia em 2002, e realizado a primeira formatura em 2005. Este ano, os formandos pertencem a 17ª Turma, e os novos alunos, que ingressaram por meio do Vestibular 2022, farão parte da 21ª Turma. Somente nos últimos três anos, mais de 70 profissionais se formaram por meio do curso superior da FCMSCSP. Em 2022, o Curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP completará 20 anos de funcionamento.

A professora Dra. Noemi Takiuchi, diretora do curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP, destaca o aumento de políticas públicas que demandam a atenção do fonoaudiólogo na assistência, internação e pós-internação. “Cada vez mais a sociedade vem se modificando em termos de perfil de trabalho: houve uma redução em trabalhos mais manuais e a necessidade cada vez maior de habilidades cognitivas e comunicativas”, afirma. “Isso demanda que os profissionais tenham habilidades de linguagem, de leitura, de compreensão, de comunicação, tanto para aprender como para ensinar, para passar orientações, trabalhar em equipe ou liderar uma equipe. Todas essas habilidades envolvem o domínio de ferramentas comunicativas.”

Curso da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP tem diferenciais reconhecidos pelo mercado

O Curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP possui corpo docente composto por profissionais de grande representatividade na profissão, tanto na área acadêmica como também na atuação clínica. Os estágios são realizados em diferentes instituições de saúde e educação, com 100% de presença de professor supervisor acompanhando as atividades. “A permanente capacitação docente na instituição promove o processo de ensino-aprendizagem que valoriza o desenvolvimento de projetos, a atenção às demandas da comunidade do entorno, a humanização no cuidado, o uso de metodologias ativas para a formação, para o desenvolvimento das competências essenciais aos profissionais que lidam com a comunicação humana e seus distúrbios”, destaca Noemi.

Outro diferencial do curso da FCMSCSP está na sua permanente atualização em atenção às demandas da sociedade. Por meio do trabalho de acompanhamento dos egressos, que é realizado anualmente, e da atualização da matriz curricular, o curso promove formação atenta às necessidades do país, incorporando as melhores práticas de educação na saúde. “Outro ponto a se destacar é a rápida inserção de nossos egressos no mercado de trabalho, que geralmente recebem remuneração acima da média estadual para a profissão. Além disso, os egressos também têm sido aprovados em concursos de residência multiprofissional em diferentes instituições”, disse. “Esse perfil de formação dos nossos alunos tem, inclusive, atraído empresas, as quais nos procuram para divulgar vagas de emprego, pois têm interesse em tê-los em suas equipes.”

Recentemente, a FCMSCSP inaugurou um centro de treinamento avançado

Os alunos de Fonoaudiologia da FCMSCSP desenvolvem atividades práticas desde o primeiro ano do curso, que são realizadas em parceria com equipamentos da saúde e da educação. Segundo Noemi, há, ainda, atividades que acontecem por meio do uso de simulação em seus diferentes níveis, com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades e garantir a segurança do paciente nos momentos posteriores quando estiverem em prática clínica. “Com a inauguração do novo centro, ampliam-se as oportunidades com espaço físico especialmente preparado para as práticas de simulação, além de novos recursos, como bonecos e softwares.”

Além disso, nos últimos anos, os alunos cumprem carga horária de estágio supervisionado por professores da Faculdade, atendendo uma diversidade de distúrbios da comunicação em Creche, Escola, Clínica de Fonoaudiologia, Unidade Básica de Saúde, Centro de Especializado de Reabilitação, Hospitais. A prática vai desde a atenção ao recém-nascido — como na realização do Teste da Orelhinha e do Teste da Linguinha, na intervenção para facilitar a amamentação —, até o idoso — por exemplo com identificação das mudanças decorrentes do processo de envelhecimento: presbiacusia, presbifagia, presbifonia, além de acompanhamento de idosos com doenças como demência, Parkinson, sequela de AVC, entre outras). “Há muitas horas de prática em ambulatórios infantis e também clínica de adultos, priorizando as demandas mais prevalentes na população”, finaliza Noemi.