30/09/2021

Nota de falecimento do ex-aluno Dr. Morton Aaron Scheinberg Scheinberg graduou-se em Medicina pela Faculdade da Santa Casa de SP em 1968

A direção da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCP) manifesta profundo pesar pelo falecimento de seu ex-aluno, Dr. Morton Aaron Scheinberg, ocorrido na segunda-feira (27.set.2021), aos 76 anos. A FCMSCSP presta condolências à família enlutada.

Scheinberg, considerado uma grande referência na reumatologia no país, era graduado em Medicina pela FCMSCSP (1968), Doutorado em Medicina pela Boston University (1976) e Livre Docência em Imunologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Foi membro da Sociedade Paulista de Reumatologia, que, por meio da Dra. Rina Giorgi, prestou a seguinte homenagem:

Morton Aaron Scheinberg (E) em entrevista ao “Programa do Jô” (Foto: Reprodução/Rede Globo)

“A primeira vez que vi o Morton foi no Rio de Janeiro, no final dos anos 70, discorrendo sua conferência ora em inglês, ora em português. Sempre com o cenho fechado e contestador. Mas o tempo nos fez ver que o Morton era uma pessoa única! Sempre presente nas reuniões científicas, era provocador e suas questões acrescentavam informações e inquietudes em relação às doenças reumáticas. Trazia dentro de si uma enorme generosidade ajudando com indicações, discussões de casos difíceis e acesso a medicamentos àqueles que o solicitavam. Apaixonado pela sua profissão e sua família, mostrava sempre filhos e netos com a mesma alegria que dividia suas proezas no basquete. Querido Morton, você não nos avisou de suas angústias. Viveu-as junto à sua família e àqueles mais próximos. Mas fique certo de que, no dia de hoje, existe uma corrente de preces e lembranças boas de sua importante passagem pela Reumatologia paulista, brasileira e internacional.”