21/03/2022

Nota de pesar pelo falecimento do professor Fernando José Spagnuolo Direção e funcionários da FAVC e da FCMSCSP lamentam perda do profissional, colega e amigo

A Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), tem o profundo pesar em comunicar o falecimento do professor Dr. Fernando José Spagnuolo, carinhosamente conhecido como “Fernando Maguila”. Médico clínico endocrinologista, Spagnuolo também era egresso da Faculdade, tendo formado-se na 24ª turma do Curso de Medicina da FMCSCSP, em 1991.

O velório ocorrerá nesta segunda-feira (21/mar), às 14h, no Cemitério São Pedro (Avenida Francisco Falconi, nº 837, no alto da Vila Alpina). Logo após, haverá a cerimônia de cremação, que será restrita à participação da família, pois no anfiteatro tem capacidade apenas para 15 pessoas. Fernando deixa esposa e filhos. À família enlutada, as condolências da direção e funcionários da FAVC e da FCMSCSP.

Fernando José Spagnuolo era professor no Departamento de Clínica Médica da FCMSCSP. O coordenador do departamento, professor Dr. Milton Luiz Gorzoni, lamentou a morte do colega. “Ele foi um excelente profissional e uma excelente pessoa. Trabalhou até o último momento de vida, mesmo estando doente”, disse. “Isto demonstra o amor que ele tinha pela Faculdade da Santa Casa e pelo Hospital. O departamento inteiro lamenta essa perda.”

Já para o professor Dr. Luís Cláudio Rodrigues Marrochi, do Laboratório de Inovação em Saúde da Faculdade, as aulas de Fernando Spagnuolo sobre ‘Endocrinologia do Amor’ expressavam o caráter, o carinho e a dedicação do amigo e professor sem igual que era.

Outros amigos e colegas da Faculdade também deixaram seu pesar nas redes sociais. “Existem pessoas que passam em nossa vida e deixam marcas. Algumas, marcas amargas, tristes, densas. Outras nos deixam aquela sensação de estarmos ao lado do bem, de algo especial e que quando se ausenta, como agora que ele partiu para a espiritualidade, causa um vazio imenso, porque aqui fará falta gente assim. Mas certamente Deus o chamou porque precisa de anjos. Que seu caminhar agora seja de luz e muito amor. Gratidão pelos sorrisos e pela generosidade em tudo”, postou a funcionária Sônia Vespa, do curso de Fonoaudiologia, em uma rede social.

Médico falou ao Projeto Santa Memória

Em outubro de 2018, Fernando José Spagnuolo deu seu depoimento ao Projeto Santa Memória. Na oportunidade, o médico contou um pouco de sua história de vida e da opção pela Medicina. “Sou o único médico na família, e a escolha foi um pouco diferente porque não tem uma vivência disso em casa”, contou, lembrando que sua vida familiar era composta por advogados, engenheiros e executivos. “Minha escolha pela Medicina baseou-se numa escolha por identidade. A gente começa a querer entender quem a gente é. Eu me desenvolvi assim: um homem que desde a tenra idade comecei a me misturar com a ciência.”

Missa de Sétimo Dia será realizada no dia 27/mar, às 10h

A Missa de Sétimo Dia em homenagem ao professor Fernando José Spagnuolo ocorrerá no domingo, dia 27 de março de 2022, às 10h, tendo como local a Capela Nossa Senhora da Misericórdia, localizada no Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 112 – Vila Buarque, São Paulo – SP).

Currículo profissional

Fernando José Spagnuolo possuia graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1991), residência em Clínica Médica realizada na Santa Casa de São Paulo(1994), Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica(1997), Mestrado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo (1998). Atualmente, era médico segundo assistente na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Professor Instrutor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Anhembi-Morumbi. Também era funcionário da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) desde 2016 até o presente, atuando como Gerente-Médico no Projeto Rede junto a Secretaria de Educação para inclusão de crianças com deficiência nas escolas. Também atuava como professor de medicina e responsável pela disciplina de endocrinologia da Universidade Anhembi-Morumbi (2009). Tinha experiência na área de Clínica Médica, com ênfase em Endocrinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes, tireóide, obesidade, neuro-endocrinologia. (Fonte: Currículo Lattes)

Assista a entrevista do professor Fernando José Spagnuolo ao Projeto Santa Memória