Novo presidente da Sociedade Brasileira de Quadril é docente da FCM/Santa Casa Objetivo do Prof. Dr. Giancarlo Polesello é tornar a entidade mais conhecida entre o público não médico

Compartilhar :

A Diretoria que acaba de assumir a Sociedade Brasileira de Quadril – SBQ – terá uma atuação também para tornar a entidade mais conhecida entre o público não médico. “Vamos levar a SBQ para fora de casa”, informa o presidente Giancarlo Polesello, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.


Assista ao depoimento do Prof. Dr. Giancarlo Polesello ao projeto Santa Memória da FCM/Santa Casa: http://santamemoria.org.br/prof-dr-giancarlo-cavalli-polesello/


Para ele, as Diretorias que se sucederam fizeram um trabalho magnífico ampliando a Sociedade, multiplicando o número de associados, aumentando a capacitação do especialista através de eventos constantes, fizeram um grande esforço na educação continuada e tornaram a entidade reconhecida internacionalmente.

“Agora chegou o momento de mostrar à população o que é nossa SBQ, quais as principais doenças do quadril, os tratamentos e como evitar problemas”, diz ele, a alta capacitação e treinamento dos médicos que fizeram jus ao título de especialista em Cirurgia do Quadril. É o momento também de, além de continuar o investimento constante na difusão e aprimoramento do conhecimento dos especialistas, através de eventos científicos, levar aos não médicos noções básicas de prevenção.

O projeto da Diretoria é se valer da imprensa, de entrevistas, de publicações em redes sociais e do trabalho das Regionais para que os brasileiros saibam quando e porquê procurar ajuda do especialista. “É essencial que todos tenham acesso a informações claras, corretas e simples sobre as afecções do quadril e saibam como encontrar um especialista que atenda perto de seu domicílio e cuja capacitação seja comprovada pela SBQ, através do título concedido”, completa o presidente da SBQ.

Não é de hoje que Giancarlo Polesello se preocupa com a necessidade de diálogo com a população. Afinal, o magistério foi sempre importante na sua carreira que o trouxe do Paraná, onde seu pai, italiano do Vêneto, trabalhava como agrimensor nas novas fronteiras agrícolas, à Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde é professor adjunto e onde também fez seu mestrado e doutorado.

Paranaense de Campo Largo, o presidente da SBQ se formou na Universidade Federal do Paraná, fez cirurgia geral no Hospital Heliópolis, encaminhou-se para a Ortopedia e, já na Santa Casa, fez Oncologia Ortopédica, até se voltar inteiramente para a Cirurgia de Quadril. Primeiro médico da família, Giancarlo Polesello não há de ser o único, pois a filha mais velha já está no segundo ano de Medicina.

Polesello também foi pioneiro na artroscopia do quadril, depois de estudar com Richard Villar na Inglaterra e com Thomas Byrd, nos Estados Unidos e, já na Santa Casa, teve a orientação de Emerson Honda em fratura de acetábulo e de Sergio Rudelli no que respeita às próteses. Na chefia do Grupo de Afecções de Quadril da Santa Casa desde 2012, foi também um dos 12 fundadores da International Society For Hip Arthroscopy – ISHA, na qual foi research director, integra a Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte – SBRATE, presidiu a Regional Paulista da SBQ e na Diretoria Nacional ocupou o cargo de tesoureiro, e, na gestão que está se encerrando ocupa o cargo de secretário.

Para Giancarlo Polesello, “o associado da SBQ tem que se sentir como uma pessoa especial” e, para isso, vai valorizá-lo através de ações que extrapolam a Sociedade. “Vamos mostrar quem é o sócio da SBQ, explicar porque quem tem o título de especialista em Cirurgia do Quadril é extremamente capacitado”, afirma, como é exigente e longa a preparação do especialista nos cursos credenciados pela SBQ – 62 nos diversos Estados, como é difícil a prova a que o médico precisa se submeter.

“Vamos mostrar que, mesmo o especialista sendo jovem – e há cada vez mais médicos jovens associados, foi exaustivamente capacitado para oferecer o melhor tratamento possível”, completa. Pretende ainda mostrar que a formação do especialista em quadril não termina nunca, pois a SBQ traz, através de eventos científicos e da Educação Continuada os mais recentes conhecimentos sobre a especialidade, recursos, técnicas inovadoras, que em evolução constante acrescentam mais recursos para o cirurgião de quadril.

Diretoria
Presidente: Giancarlo Cavalli Polesello (SP)
Vice-presidente: Márcio Rangel Valin (RS)
Diretor Científico: Ricardo Horta Miranda (BH)
Tesoureiro: Paulo Silva (GO)
Secretário: Tiago de Morais Gomes (CE)

Este texto foi publicado originalmente no veículo Saúde Business.

188 visualizações

Compartilhar :