27/8/2020

Evento da FCM/Santa Casa debate melhores condições de trabalho para a Enfermagem O segundo dia do congresso online Nursing Now também teve apresentação de trabalhos científicos

Nursing Now

Entre as metas do movimento internacional Nursing Now está a melhoria das condições de trabalho dos enfermeiros, bem como maior investimento na sua educação e desenvolvimento profissional. O tema foi abordado hoje no congresso online Nursing Now pela enfermeira Renata Andrea Pietro, presidente licenciada do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). Em sua explanação, Pietro enfatizou a importância de a categoria ter voz e visibilidade em diferentes esferas da sociedade para que suas reivindicações sejam atendidas.

Pietro citou o protagonismo da Enfermagem em pandemias como as da gripe espanhola, Aids e, atualmente, covid-19. Ela lembrou que, nos últimos meses, imagens de rostos de enfermeiros, marcados pelo uso prolongado dos equipamentos de proteção individual nos hospitais, dominaram a mídia, junto com histórias que mostravam a relevância da atuação desses profissionais, colocando-os em evidência e ajudando assim a sua valorização.

Com exemplos de emprego bem-sucedido da comunicação para chamar a atenção do poder público, da imprensa e da população em geral para os desafios enfrentados pela Enfermagem, Pietro exortou os profissionais a serem proativos na luta por oportunidades adequadas de trabalho, reconhecimento de sua liderança, formação permanente e outras causas importantes para o seu empoderamento. “Devemos nos mobilizar para pressionar o poder legislativo a transformar nossas pautas em projetos de lei”, afirmou, ressaltando que é preciso aumentar a influência da categoria na criação de políticas públicas de saúde.

O segundo dia do evento também contou com a apresentação oral de trabalhos científicos cujos temas relacionavam-se aos seguintes eixos: Processo de ensino e educação em enfermagem; Atuação dos profissionais de enfermagem e condições de trabalho; e Evidências científicas de práticas de enfermagem inovadoras. Amanhã, 28 de agosto, no encerramento do congresso, será anunciado o trabalho vencedor do prêmio “Professora Doutora Maria do Carmo Querido Avelar”.

Os congressistas puderam ainda assistir ao workshop da empresa de tecnologia médica Becton, Dickinson and Company (BD), que tratou de dois assuntos: prevenção de lesão por pressão devido à dermatite associada à incontinência, e prevenção de infecção em sítio cirúrgico e corrente sanguínea. As apresentações foram feitas pelas enfermeiras Maria Guadalupe Nascimento e Fernanda Souza.

Acesse fotos aqui.

Vanessa Krunfli Haddad