30/08/2022

Oficina com escape room capacita sobre segurança do paciente Evento gratuito é destinado aos alunos dos cursos de graduação da FCMSCSP

Conteúdo atualizado em 1º/set/2022

Devido a grande quantidade de interessados, a oficina “Escape room: aplicando a gamificação para ensinar prioridades em segurança do paciente”, que será realizada no dia 17 de setembro de 2022, das 9h às 11h, abriu inscrições para lista de espera. Assim, é possível se inscrever no link, caso haja alguma desistência os inscritos serão convocados.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizará no dia 17 de setembro de 2022, das 9h às 11h, a oficina Escape room: aplicando a gamificação para ensinar prioridades em segurança do paciente.” O evento ocorrerá no Centro de Simulação da FCMSCSP, localizado na rua Jesuíno Pascoal, 121 – Vila Buarque (SP).

A atividade, que faz parte da comemoração do Dia Mundial da Segurança do Paciente, é destinada aos alunos dos cursos de graduação da Faculdade que tenham cursado algum conteúdo de Segurança do paciente ao longo da formação. O objetivo da oficina é capacitar os alunos a identificar e mitigar os riscos à segurança do paciente, além de aplicar habilidades de trabalho em equipe para abordar estas questões. Para isso, será utilizado a gamificação — uso de jogos como método de ensino —, e dos materiais que estarão disponíveis no Centro de Simulação.

A capacitação será por meio de uma projeção de um escape room (tradução livre: sala de fuga) — jogo baseado em equipe de ação ao vivo, onde os jogadores devem trabalhar juntos, resolver pistas e completar uma série de desafios, devendo escapar da sala em menos de 30 minutos. No caso da oficina, os desafios são uma série de riscos à segurança do paciente, como, por exemplo, leitos elevados, administração incorreta de medicamentos, pulseiras de identificação do paciente ausentes, erros de prontuário, sujeiras no local, entre outros. Assim, os participantes deverão investigar quais são estes riscos durante sua estadia na simulação. Esta atividade será seguida por uma discussão, na qual os alunos refletem sobre sua experiência e identificam pontos de aprendizado.

De acordo com as professoras Mariana Carvalho e Pollyana Lira, docentes do Departamento de Saúde Coletiva da FCMSCSP e organizadoras da atividade, o tema da segurança do paciente é central no ensino na área da Saúde, e, com o uso da gamificação, possibilitará o ensino de um assunto importante e atual de forma inovadora. Para se inscrever, basta acessar o link. Ao todo, a oficina terá capacidade máxima para a inscrição de 20 alunos.

Serviço

O quê: Oficina “Escape room: aplicando a gamificação para ensinar prioridades em segurança do paciente”
Onde: Centro de Simulação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), localizado na rua Jesuíno Pascoal, 121 – Vila Buarque (SP).
Quando: 17 de setembro de 2022
Contato para mais informações: mariana.carvalho@fcmsantacasasp.edu.br