20/04/2023

Palestra “Caminhos para uma carreira internacional” acontecerá em 27 de abril O evento, que será online aberto para todos os interessados, tem como objetivo apresentar o processo do USMLE

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em parceria com a MedUsa, realizará em 27 de abril às 20h30 a palestra de tema “Caminhos para uma carreira internacional”.

O evento, que é aberto para todos os alunos e egressos da FCMSCSP, terá como palestrante o Dr. Diego Laurentino, cirurgião geral, pesquisador clínico e CMO na MedUsa, hoje trabalhando em Nova York, nos Estados Unidos.

Com o objetivo de ampliar os horizontes acadêmicos e profissionais do médico, a parceria traz um curso preparatório para o United States Medical Licensing Examination (USMLE), ou seja, o conjunto oficial de exames que permite a um médico estrangeiro atuar em diferentes destinos do mundo.

Na oportunidade, o Dr. Diego Laurentino falará sobre o processo do USMLE e como é possível estabelecer uma carreira na área de Cirurgia Geral nos Estados Unidos.

Para mais informações sobre como participar da palestra e se inscrever para o curso, entre no grupo do WhatsApp do projeto de extensão InovaSanta. 

Como é o processo do USMLE?

São realizados os exames teóricos STEP 1, STEP 2 e STEP3, bem como o teste de inglês OET e, por fim, o MATCH, no qual as instituições que têm interesse no profissional possam avaliar sua performance no processo, nas qualificações e por meio de realização de entrevistas.

O curso preparatório para o USLME® (Step 1) tem duração entre 6 a 18 meses. Por se tratar de um curso EAD, a duração vai ser relativa ao ritmo de estudos do aluno.

Parceria Santa Casa e MedUSA

O método MedUSA é o primeiro curso preparatório desenvolvido por médicos que já fizeram o USMLE®. Os conteúdos são elaborados por médicos brasileiros que vivem nos Estados Unidos e fizeram residência em universidades prestigiadas, como Harvard, Cornell, Columbia, entre outras.

Além do acesso ao curso preparatório (videoaulas, textos, simulados em português e inglês) para o USMLE®, o MedUSA oferece mentorias especializadas, diversos fóruns ao vivo para dúvidas e estudo, podcasts, webinars e outros materiais de suporte. Os alunos são orientados por médicos que viveram esse processo e conhecem todos os desafios desta trajetória. Além disso, os estudantes contam também com suporte para o processo de imigração.