22/03/2023

Palestra de tema “Violência contra mulher” ocorreu nesta terça-feira (21/mar) A atividade foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e contou com a presença da professora Dra. Marta Campagnoni de Andrade

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realizou nesta terça-feira (21/mar), às 14h, a palestra de tema “Violência na Mulher”. O evento contou com a presença dos colaboradores da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

O evento, que se originou após reunião ordinária da CIPA em comemoração ao mês das mulheres, teve como palestrante a professora Dra. Marta Campagnoni de Andrade, do Departamento de Saúde Coletiva da FCMSCSP.

De acordo com Regina Aparecida de África, presidente da CIPA, a palestra proporcionou um momento riquíssimo de informações, esclarecendo os principais tipos de violência contra mulher que existem, em especial a doméstica.

“Onde deveria existir uma relação de afeto e respeito, existe uma de violência e que muitas vezes é invisibilizada por estar atrelada a papéis que são culturalmente atribuídos para homens e mulheres”, diz. “Tal situação torna difícil a denúncia e o relato, pois a mulher agredida fica ainda mais vulnerável à violência”, explica Regina.

Ainda segundo Regina, a palestra teve como objetivo alertar que a agressão inicia-se com pequenas atitudes e que se intensifica à medida que o relacionamento prossegue, culminando, muitas vezes, no feminicídio. Além disso, a professora Marta Campagnoni também informou o que a mulher vítima de violência deve fazer para sair deste ciclo.

“A mulher, ao notar que está em uma relação abusiva, deve se aproximar de amigos e familiares que possam apoiá-la e procurar ajuda psicológica e jurídica, para que estes profissionais a preparem para exercer seus direitos e garantir que ela se mantenha longe do agressor”, esclarece a presidente da CIPA.