09/03/2023

Parabéns para todas as mulheres que atuam na FCMSCSP e na FAVC Dia Internacional da Mulher: não é possível pensar em saúde e educação de qualidade, sem pensar no papel das mulheres na sociedade

Ontem, 8 de março, foi o Dia Internacional da Mulher.

A data representa a luta das mulheres pelos seus direitos e por melhores condições de vida.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) parabeniza todas as alunas, professoras e colaboradoras que não só tornam possível o funcionamento da Instituição, mas que, diariamente, transformam a sociedade, inserindo-se cada vez mais na ciência, nas áreas da saúde e na educação.

Apesar de que ainda é possível melhorar, as mulheres são a maioria no ensino superior. De acordo com os dados do Censo da Educação de 2017, as mulheres formam 81% do professorado na educação básica brasileira. Estes dados também mostram que elas são 55% dos estudantes ingressantes, 57% dos matriculados e 61% dos concluintes dos cursos de graduação.

Não à toa, dentre os 29 grupos de pesquisa da FCMSCSP e que englobam diferentes áreas da saúde, 14 deles são liderados por mulheres. Além disso, dos 241 docentes de nossa Instituição, 134 são professoras e, dessas, 13 possuem cargos de chefia.

De acordo com estudo da Revista Brasileira de Educação Médica, a inclusão, valorização e respeito às características das mulheres integrado à atuação em cargos de liderança contribui com o avanço da implementação de boas práticas de gestão na saúde, permitindo que mais pacientes possam ser acolhidas da melhor forma possível.

Todas as nossas professoras contribuem para um ensino humanizado e de qualidade, formando profissionais da saúde mais capacitados para um melhor tratamento. Sem as mulheres, alunas e professoras, da Faculdade isso não seria possível.

Parabenizamos, também, as 131 colaboradoras da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC) pelo esforço e dedicação em cumprir com os objetivos da Instituição de cultivar, incentivar e divulgar a produção do saber em todos os campos de conhecimento.

Que possamos continuar lutando por uma sociedade mais igualitária ao lado de mulheres que representam tão bem a saúde e a educação do país.