08/10/2021

Participe da oficina de Kahoot na quarta-feira (13/out) A atividade é destinada a professores da FCMSCSP, preceptores e docentes da ISCMSP

A oficina de Kahoot, ferramenta de ensino ativo que usa a disputa entre jogadores para promover aprendizagem de forma lúdica, será oferecida na quarta-feira (13/out), das 13h30 às 15h30, a docentes da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), incluindo contratados, além de integrantes da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Não é necessário realizar inscrição para o evento, e o docente que comparecer receberá certificado.

O evento é gratuito e tem como objetivo promover a capacitação docente para a aplicação desta ferramenta ativa de ensino. Segundo a professora Dra. Cristiane Lopes, do Departamento de Ciências Fisiológicas da FCMSCSP, responsável pela organização da atividade, os participantes respondem a questões de modo individual ou em grupo. Após cada questão, é possível verificar a porcentagem de alunos que escolheu cada alternativa, realizar a discussão ou revisão do assunto. Cada aluno é pontuado. Quanto mais rápido escolher a resposta certa, maior será a pontuação. Ao final há uma classificação com os 3 primeiros colocados.

Serviço:

Data: quarta-feira, 13 de outubro de 2021
Horário: das 13h30 às 15h30
Local: Rua Dr. Cesário Motta Jr., 61 (Sala 083 – Laboratório de Informática – 8º Andar)
Público-alvo: Professores da FCMSCSP, preceptores e docentes da ISCMSP

Como funciona a ferramenta Kahoot?

O Kahoot é uma ferramenta de ensino ativo que usa a disputa entre jogadores para promover aprendizagem de forma lúdica, com a seguinte metodologia:
– O professor elabora questões na plataforma Kahoot.
– Os alunos se conectam individualmente ou em grupo, via celular, a um site utilizando um código. (Não é necessário instalar nenhum aplicativo.)
– Os testes são projetados na tela e as alternativas aparecem em cores.
– Nos celulares dos alunos aparecem somente cartas com as cores das alternativas.
– O aluno que optar mais rápido pela resposta certa, pontua mais.
– Após cada teste, o programa possibilita verificar as porcentagens de alternativas escolhidas e permite que o professor discuta com todos a resposta.
– Ao final do jogo, há um pódio com os 3 primeiros colocados.
– O Kahoot gera disputas muito animadas e de muita aprendizagem.