PAUTA DE SERVIÇO – Dia Mundial da Audição

Alunos do curso de Fonoaudiologia realizam atividades de prevenção gratuitas no ‘Dia Mundial da Audição’
Os alunos do segundo ano do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizarão nesta sexta-feira (03/mar) atividade de extensão em comemoração ao ‘Dia Mundial da Audição’. Entre 8h e 11h, no Hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, nas salas de espera dos ambulatórios do prédio Conde de Lara, os alunos abordarão os pacientes, mediante consentimento, fazendo perguntas reflexivas sobre cuidados com a orelha e audição.

O Dia Mundial da Audição é uma campanha realizada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os objetivos da campanha são de compartilhar informações e promover ações para a prevenção de perda auditiva e melhoria dos cuidados auditivos. O Tema da campanha em 2023 será ‘Cuidados com o ouvido e audição para todos!’, destacando a importância de integrar o ouvido e os cuidados auditivos na atenção primária como um componente essencial da cobertura universal de saúde.

2,3 milhões de pessoas têm alguma deficiência auditiva no Brasil

No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, 2,2 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva. A falta de informações precisas e atitudes estigmatizantes em relação às doenças do ouvido e à perda auditiva muitas vezes impedem as pessoas de ter acesso a cuidados para essas doenças. Mesmo entre os prestadores de cuidados de saúde, muitas vezes existe falta de conhecimento sobre prevenção, identificação precoce e tratamento da perda auditiva e doenças do ouvido, dificultando sua capacidade de fornecer os cuidados necessários.

De acordo com a Profa. Dra. Alessandra Spada Durante, do Curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP, que organiza a atividade, problemas de ouvido e audição estão entre os problemas mais comuns encontrados na comunidade. “Mais de 60% deles podem ser identificados e tratados no nível primário de atenção à saúde”, afirma.

Perda da audição acontece por diferentes causas e em diferentes faixas etárias

As causas mais comuns de perda de audição na infância são de origem genética, mas também podem estar associadas a indicadores de risco para audição, como peso muito baixo ao nascimento, asfixia neonatal, infecções congênitas da mãe durante a gestação, etc.

Nos bebês, o ‘teste da orelhinha’ é fundamental para a detecção precoce dos problemas auditivos na infância, cujo registro é de até três casos para 1.000 nascidos vivos. O teste é simples, indolor e não invasivo, e todos os bebês deveriam fazê-lo antes de completar um mês de idade.

As crianças que apresentam alteração no “teste da orelhinha” são encaminhadas para diagnóstico completo. Caso seja confirmada a perda permanente, a criança passa pela adaptação de aparelhos de amplificação sonora e terapia fonoaudiológica. Neste momento, é essencial o trabalho conjunto de fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas.

Fones de ouvido são os ‘vilões’ da saúde auditiva

Nos jovens, as causas da perda de audição estão relacionadas à exposição a níveis elevados de pressão sonora. Atualmente, os hábitos recreacionais, como o uso de fones de ouvido com volume aumentado por tempo prolongado, são os ‘vilões’ da saúde auditiva.

Esses hábitos podem causar a ‘perda auditiva escondida’, que ainda não se mostra visível no exame de audiometria, mas já se apresenta com redução de células ganglionares do nervo auditivo – responsáveis por transformar a energia sonora em impulsos nervosos – e resultam na dificuldade de compreender a fala.

Outras causas muito comuns de perda auditiva em jovens e adultos são de origem metabólica, principalmente em pessoas com diabetes. Além de outras doenças infecciosas, como a meningite e a caxumba.

Medidas preventivas podem evitar a perda auditiva

Em crianças, quase 60% da perda auditiva pode ser evitada por meio de medidas como imunização para prevenção da rubéola e meningite, melhoria da atenção materna e neonatal e triagem e tratamento precoce de otite média — doenças inflamatórias do ouvido médio. Em adultos, o controle de ruído, a escuta segura e a vigilância de medicamentos ototóxicos, juntamente com uma boa higiene do ouvido, podem ajudar a manter uma boa audição e reduzir o potencial de perda auditiva.

O Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes, assumiu o desafio de ter um sistema de saúde universal, público e gratuito. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece assistência às pessoas com deficiência auditiva desde 1993. O atendimento dessas pessoas se dá em formato de redes, envolvendo os seguintes componentes: atenção primária; atenção especializada em reabilitação auditiva e atenção hospitalar e de urgência e emergência, além da capacitação de profissionais de saúde sobre o tema.

Sobre a FCMSCSP

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma das escolas de ensino na área da saúde mais tradicionais do país. Referência no ensino humanizado desde 1963, atua de maneira decisiva para ampliar horizontes de futuros e atuais profissionais por meio de cinco cursos de graduação — Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Radiologia e Sistemas Biomédicos —, e mais de 50 cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, entre especializações, mestrados, doutorados, pós-doutorados e de atualização. Em quase seis décadas de atuação, formou mais de 5,5 mil médicos.

Serviço

O quê: Atividades dos alunos do segundo ano do curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP alusivas ao Dia Mundial da Audição
Quando: 03 de março de 2023, das 8h às 11h
Onde: Hospital da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, nas salas de espera dos ambulatórios do prédio Conde de Lara