18/01/2023

PECA 2023 ocorre de 18 a 24 de janeiro em Aparecida, São Paulo Programa Expedições Científicas e Assistenciais da FCMSCSP objetiva ampliar a medicina preventiva e promover o atendimento básico de saúde

O Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA), iniciativa voluntária dos alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), será realizado entre os dias 18 e 24 de janeiro, em parceria com a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria da Saúde.

A ação contará com uma equipe de alunos e professores da FCMSCSP, médicos e enfermeiros voluntários da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), formando um mutirão com 26 especialidades médicas para atender as demandas da saúde e diminuir as filas de espera da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Aparecida.

Iniciado em 2004, o PECA objetiva ampliar a medicina preventiva e promover o atendimento básico de saúde, num ambiente multidisciplinar de atendimento integral ao paciente, com a participação de diversos profissionais de saúde em busca do melhor atendimento possível à população local. Pela primeira vez, alunos dos cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos também participarão desta equipe multidisciplinar.

Conforme determina o projeto, são dois anos consecutivos de aplicação na cidade escolhida, consequentemente, Aparecida sediará o PECA nas edições 2023 e 2024. Esta é a primeira vez que Aparecida recebe o Programa e o trâmite para a execução do projeto entre a Secretaria e a FCMSCSP contou com diversas reuniões e visitas entre os grupos para determinar os detalhes e acertar as ações conjuntas.

De acordo com o diretor da FCMSCSP, o professor Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, esta edição será um divisor de águas na sua magnitude e sua importância para a cidade de Aparecida e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Já para o vice-diretor da Instituição e professor orientador do PECA 2023, professor Dr. Irineu Massaia, as expectativas para este ano são as de superar todas as ações assistenciais e educacionais.

“Esperamos o máximo de experiências em gestão de saúde por parte de nossos acadêmicos, bem como o melhor e mais abrangente atendimento médico e multiprofissional em atenção primária em comparação aos últimos anos pré-pandemia” diz. “Será um evento ímpar de grande impacto social positivo e que marcará a presença da nossa Faculdade na cidade e vice-versa”, reforça o professor Irineu Massaia.

Entre os serviços que serão realizados pelo mutirão estão confirmadas consultas, atendimentos ambulatoriais, cirurgias eletivas, realização de exames de coleta e imagem e aplicações de vacinas. Na parte da manhã, serão distribuídas 80 senhas por família, durante 6 dias, enquanto que durante a tarde os atendimentos são por disponibilidade, podendo alcançar mil pacientes atendidos.

Para Luísa Soares, estudante de medicina da FCMSCSP e presidente do Programa Expedições Científicas e Assistenciais 2023, a iniciativa terá como objetivo atender a população de Aparecida com dedicação e muito cuidado.

Durante a semana do PECA também acontecerá o Santa Maluquice, um programa de extensão da Faculdade, em que alunos levam alegria aos corredores do Hospital Pediátrico da Santa Casa. No caso da expedição, a atividade acontecerá com crianças a partir de três anos de idade, sob autorização do responsável legal, para que o adulto possa passar em consulta mais tranquilamente.

Além dos atendimentos na UPA e as atividades com as crianças, o PECA contará, também, com rodas de conversas com diversos grupos etários. Para mais informações, clique aqui.