15/8/2019

Estudantes participam do Curso de Introdução ao PECA Em 2020, o Programa Expedições Científicas e Assistenciais da FCM/ Santa Casa estará em Atibaia

Fotos disponíveis para download no Flickr da FCM/Santa Casa.

Aconteceu nesta quinta-feira, 15, a primeira aula do Curso de Introdução ao Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo. Anualmente, acadêmicos da graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia atendem a população de uma cidade do Estado de São Paulo, visando à promoção, educação, assistência e cuidado em saúde. O objetivo do curso é preparar estes estudantes para a dinâmica dos atendimentos e oferecer conhecimento prévio das doenças prevalentes na região.

Entre 22 e 29 de janeiro de 2020, alunos do segundo ao quarto ano dos três cursos de graduação e internos do curso de Medicina estarão em Atibaia. “É uma atividade de grande responsabilidade, pois vocês irão representar a nossa Faculdade, prestando assistência em saúde às pessoas e ajudando a municipalidade”, salientou o Prof. Dr. Paulo Carrara de Castro, diretor da FCM/Santa Casa, durante a abertura do evento.

A presidente do PECA, Paola Cristina Kist, estudante de Medicina, apresentou os integrantes da nova gestão e suas funções. Em seguida, forneceu uma visão geral do programa de extensão, que é organizado pelos alunos e apoiado pela FCM/Santa Casa e pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. “Os propósitos do PECA são a assistência integral e completa à saúde, bem como o aprendizado e a expansão da visão dos alunos por meio da experiência de atendimento e da vivência em um lugar com uma realidade diferente”, explicou.

Paola e as estudantes Vanessa Luz (Enfermagem ), Ana Clara Caetano (Fonoaudiologia) e Thamilla Aquino (Fonoaudiologia) falaram sobre os critérios de seleção e os trabalhos a serem desempenhados pelos alunos conforme o curso e ano/semestre. A próxima aula acontecerá dia 19, segunda-feira, às 17h.

Gestão PECA 2020

Paola Cristina Kist – presidente

Ana Flávia Fonseca – vice-presidente

Giovanna Leoneli – secretária

Lucas Khouri – tesoureiro

Júlia Bertazzo – tesoureira

Fernanda Baeninger Anbar – mídia

Vanessa Luz – Enfermagem

Ana Clara Caetano – Fonoaudiologia

 Saiba mais:

Informações, histórico, vídeos das expedições e depoimentos de professores e alunos

Vanessa Krunfli Haddad