02/02/2023

RECORD NEWS – Professor da Faculdade fala sobre pesquisa publicada na revista Science Direct que estudou a importância do tempo na tomada de decisões Pedro Shiozawa, do Departamento de Saúde Mental da FCMSCSP, foi entrevistado ao vivo no programa News 19 Horas, que é exibido pela TV Record News

Uma pesquisa realizada na Alemanha e publicada na revista Science Direct estudou o comportamento das pessoas mais hesitantes em comparação àquelas que sempre têm uma resposta na ponta da língua. Uma das conclusões é que o primeiro grupo, o dos mais indecisos, se mostrou mais imparcial em seus julgamentos, têm maior flexibilidade de ideias e faz escolhas melhores.

Na sexta-feira (27/jan), o assunto foi pauta do programa News 19 Horas que é exibido pela TV Record News. O professor Dr. Pedro Shiozawa, do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo(FCMSCSP) foi convidado para discutir o tema. O programa é apresentado pela jornalista Renata Caetano.

De acordo com o professor Dr. Pedro Shiozawa, que é graduado em Medicina pela FCMSCSP, no momento de decisões, o cérebro usa três grandes mecanismos: o primeiro mecanismo é evitar estresse, o segundo é buscar prazer e o terceiro mecanismo é a ponderação das escolhas. “Cada vez mais, a gente pondera menos, a gente toma decisões em busca do prazer, e isso é arriscado”, disse. “A gente opta no dia a dia por tomar decisões com base em pouca reflexão, o que faz com que deixemos de levar valores em consideração, deixando de lado o planejamento de médio e longo prazo. Veja um exemplo: você está com fome e vai fazer compras no mercado. Será que você vai comprar o que realmente precisa? Por isso é importante o planejamento com cuidado e tomar tempo na tomada de decisão.”

Assista a entrevista na íntegra: