Pensamento positivo é benéfico quando usado da forma certa; entenda Professora da FCM/Santa Casa é entrevistada pelo Portal UOL

Compartilhar :

Já pensou em algo que você deseja muito que aconteça? Pode ser a casa dos seus sonhos, uma viagem para uma praia paradisíaca ou um trabalho melhor ganhando mais. Muitos dizem por aí que é só pensar no que desejamos para conquistarmos, que o sonho vai virar realidade. Que dinheiro, amor e saúde estão ao nosso alcance, basta pensarmos positivo. Mas, o que diz a ciência sobre isso?

Em primeiro lugar, vale ressaltarmos que o ato de pensar positivamente, por si só, não é capaz de fazer nada acontecer. De acordo com o psicólogo Christian Dunker, professor de Psicologia Clínica na USP (Universidade de São Paulo), não podemos associar que o pensamento muda o mundo, pois não há ação direta sobre isso.

Mas o grande ponto é que ele pode ser uma mediação para reencontrarmos o que “queremos” que aconteça. E, se agirmos em conformidade com isso, podemos mudar a realidade ao nosso redor e nos mudarmos.

O pensamento positivo é como um sonho, só que acordado. Ele nos ajuda a sabermos para onde queremos ir, mas para andarmos têm que ser com as próprias pernas Cristian Dunker, psicólogo

Uma mistura de emoções e atitudes
A neurocientista Carla Tieppo, professora da FCMSC-SP (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo), explica que o pensamento positivo começa a trazer mudanças a depender do sentimento que ele provoca. “Essas reações geram determinadas construções químicas no nosso cérebro, como liberações de hormônios, manipulação de neutransmissores, que produzirão efeitos fisiológicos, ligados ao sistema endócrino, e que, por isso mesmo, são poderosos no ponto de vista da minha qualidade de vida, daquilo que eu estou usufruindo”, esclarece a neurocientista.

Tieppo complementa explicando que é por isso que as pessoas costumam dizer que o pensamento positivo é muito poderoso, porque se usado da forma certa, conseguimos encontrar uma dinâmica mental que, em vez de nos empurrar para o pessimismo, a perda, o medo, a ansiedade, consegue nos levar para um lugar de oportunidades.

Leia reportagem completa aqui.

56 visualizações

Compartilhar :