23/02/21

Perda de olfato e paladar com a covid-19 Professor da FCMSantaCasa é entrevistado pela Secretaria Especial de Comunicação

Não são apenas os problemas cardiovasculares ou respiratórios como cansaço, falta de ar, dor de cabeça e no pulmão que acometem os pacientes na Síndrome Pós-covid. O sistema neuropsiquiátrico também é afetado. Tempos após terem superado a doença, muitos pacientes relatam não sentir cheiros ou sabores, não conseguir comer ou até sentir apenas um aroma estranho em alguns momentos do dia.

“A maior parte dos pacientes apresenta recuperação dessas funções entre 4 a 16 semanas, mas uma parcela menor permanece com comprometimento do olfato e paladar por um tempo maior”, comenta o psiquiatra Marcelo Bruno Generoso, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Ele comenta que os estudos clínicos ainda não elucidaram se esse comprometimento será irreversível.

Leia matéria completa. Clique aqui.