27/07/2022

Pesquisa de egressa da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP é aprovada para congresso internacional O trabalho de Iniciação Científica de Helen Bras da Silva será apresentado, nos dias 8 a 10 de novembro, no XVII Pan American Nursing Research Colloquium, em Miami (USA)

Helen Bras da Silva, formanda da turma XXXVI do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), investigou em seu trabalho de iniciação científica a necessidade de cuidadores familiares de crianças e adolescentes quanto às informações acerca da Fibrose Cística, que é uma doença genética crônica e multissistêmica que acomete principalmente os pulmões e o sistema digestivo. A pesquisa denominada “Informações aos cuidadores familiares de crianças e adolescentes com Fibrose Cística: um estudo qualitativo” foi aprovada para apresentação no XVII Colóquio Pan-Americano de Pesquisa em Enfermagem, que ocorrerá de forma presencial em Miami (USA), entre 8 e 10 de novembro.

A pesquisa procurou identificar e descrever as necessidades manifestadas pelos cuidadores familiares de crianças e adolescentes quanto às informações acerca da Fibrose Cística, além de identificar as fontes de informações mais utilizadas por esses familiares e os profissionais envolvidos no processo de provisão de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento científico na área. “A Enfermagem é uma ciência e, na prática, os cuidados e ações são baseados em evidências científicas”, diz. “Esse conhecimento possibilita aos profissionais de saúde compreender as demandas requeridas pelas famílias, além de fornecer subsídios para orientar a prática de cuidado fundamentado nas necessidades apontadas, favorecendo uma assistência individualizada”, explica a pesquisadora.

De acordo com Helen, crianças e adolescentes com Fibrose Cística passam por diversas internações ao longo da vida, juntamente com seus cuidadores familiares, que, devido ao estado debilitado de saúde de suas crianças, convivem diariamente com a possibilidade real de morte. Desta forma, além da necessidade de adaptação juntamente à criança ou o adolescente, a família pode passar a experimentar antecipadamente um processo de luto.

Assim, as informações levantadas pela pesquisa são importantes para que a família possa compreender melhor a situação em que se encontra e, assim, ter maior controle e segurança da situação enfrentada. “Depois de feito o diagnóstico de uma doença crônica como a Fibrose Cística, observa-se repercussões marcantes na vida da criança, adolescente e de seus cuidadores familiares”, diz. “Por vezes, podem lhes trazer sofrimento, angústia e insegurança. Sendo assim, a família demanda atenção e uma escuta qualificada dos profissionais de saúde”, aponta.

A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Fernanda Machado Silva-Rodrigues, vice-diretora do Curso de Enfermagem da FCMSCSP, e pela professora Dra. Samara Macedo Cordeiro, ex-docente do curso .

Congresso debaterá áreas de prática, como assistência clínica, gestão e pesquisa na região das Américas

O Pan American Nursing Research Colloquium é uma conferência bienal que reúne profissionais de enfermagem, estudantes e líderes acadêmicos nas diferentes áreas de prática, como assistência clínica, gestão e pesquisa na região das Américas.

O evento é uma oportunidade para desenvolver novos conhecimentos científicos por reunir profissionais de enfermagem do mundo inteiro. “A seleção do trabalho nesse evento representa uma grande oportunidade não somente de aprendizagem, mas também de compartilhar conhecimentos e conclusões com pessoas de todas as américas”, diz. “Tive a oportunidade de investir na produção de um trabalho científico, com o qual não imaginava que pudesse chegar tão longe”, conclui Helen, orgulhosa da conquista.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq

O projeto “Informações aos cuidadores familiares de crianças e adolescentes com Fibrose Cística: um estudo qualitativo”, foi financiado pelo programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

O programa, oferecido anualmente, tem como objetivos reconhecer e certificar a iniciação científica realizada na faculdade, além de estimular nos alunos de graduação o desenvolvimento do pensamento científico.

O financiamento de bolsas também pretende estimular professores a envolver estudantes no processo de produção do conhecimento, promovendo uma conexão entre a pesquisa acadêmica da Graduação e a atividade científica da Pós-graduação.