14/09/2018

Graduação em Enfermagem incentiva atividades de pesquisa e extensão Encontro traçou um panorama dos grupos de pesquisa e ligas acadêmicas para docentes e estudantes do curso

Graduanda Larissa Corigliano Reis explica procedimentos para criação de novas ligas. Clique na imagem para visualizar mais fotos do evento

O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo apresentou a professores e alunos as ações desenvolvidas nos âmbitos da pesquisa e extensão. Realizado nesta quarta-feira, dia 12, o Encontro de Pesquisa e Extensão em Enfermagem abriu espaço para pesquisadoras e diretorias das ligas acadêmicas, que puderam divulgar aos colegas estudos, atividades didáticas, práticas e resultados.

O objetivo foi fomentar a participação acadêmica nas iniciativas existentes e estimular novos projetos. “Nem todos estavam a par dos nossos grupos de pesquisa e ligas acadêmicas, bem como da possibilidade de integrarem estas equipes. Então, consideramos importante organizar um evento para chamar a atenção para as oportunidades proporcionadas”, frisou a Profa. Dra. Maria do Carmo Querido Avelar, diretora do Curso de Graduação em Enfermagem da FCM/Santa Casa.

Produção e divulgação científica

Atualmente, a Enfermagem da FCM/Santa Casa possui dois grupos de pesquisa cadastrados e certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  A Profa. Dra. Maria Angela Reppetto detalhou a atuação do grupo ”Ética e Humanização na Saúde”, do qual é líder. “Enfocamos em nossas pesquisas os aspectos éticos e humanos no processo do cuidar, no gerenciamento e no ensino da enfermagem”, explicou.

As pesquisas e resultados do grupo “Promoção da Saúde e Doenças Não Transmissíveis”, liderado pela Profa. Dra. Lívia Keismanas de Ávila, foram relatados pela Profa. Mestre Fernanda Machado Silva Rodrigues.  “Produzimos conhecimento relacionado à prevenção, identificação, prognóstico e tratamento de doenças crônicas e também de agravos decorrentes de acidentes e violência”, esclareceu.

Desenvolvimento acadêmico e profissional

 Durante o evento, as graduandas presidentes de cada uma das Ligas Acadêmicas Estudantis da Enfermagem expuseram objetivos, atividades e critérios de participação, bem como periodicidade das reuniões e data dos próximos cursos introdutórios.  Em suas apresentações, algumas estudantes destacaram a grande participação externa, de estudantes de outras instituições, o que mostra a credibilidade do trabalho desenvolvido por estas ligas.

As alunas ressaltaram a importância, os desafios e a principal necessidade de suas ligas: novos membros do Curso de Enfermagem. “As ligas estão em fase de renovação da gestão e, para dar continuidade a este trabalho riquíssimo, é necessária a participação dos estudantes, especialmente daqueles que não estão nos dois últimos semestres, por possuírem maior período de permanência na faculdade”, disse a Profa. Mestra. Luciana Gonzaga Santos Cardoso, uma das docentes organizadoras do encontro.

As ligas existentes trabalham a atuação da enfermagem nas áreas: assistência ao paciente crítico adulto; saúde mental e psiquiátrica; farmacologia clínica; promoção da saúde da mulher; cardiologia; envelhecimento ativo e saúde do idoso; e gênero, sexualidade e direitos humanos. “Além de garantir desenvolvimento acadêmico, as ligas oferecem aos graduandos o convívio com diferentes especializações da enfermagem, revelando as opções do mercado profissional”, lembra a professora Maria do Carmo.

A programação do encontro incluiu orientações sobre o processo de criação das ligas, com o propósito de motivar docentes e graduandos a formarem novas associações. A graduanda Larissa Corigliano Reis, do Centro Acadêmico Madre Maria Gabriela Nogueira (CAMMANG), explicou a portaria de regulamentação das ligas de Enfermagem e os procedimentos para sua formalização.

O evento teve a presença e apoio da Profa. Dra. Adriana Gurgueira, coordenadora de Extensão da FCM/Santa Casa, e da Profa. Dra. Marcele Padula, membro da Comissão Científica da instituição.  A comissão organizadora do Encontro de Pesquisa e Extensão em Enfermagem contou com as docentes: Profa. Dra. Maria do Carmo Querido Avelar, Profa. Mestra. Luciana Gonzaga Santos Cardoso, Profa. Mestra. Rosimeire dos Santos Vieira, Profa. Dra. Maria Angela Reppetto, Profa. Dra. Luciana Soares Costa Santos e Profa. Dra. Luciane Régio Martins.