05/09/2022

Pesquisadores do Futuro 2022-2023 está com inscrições abertas O programa subsidia passagens aéreas, seguro saúde, moradia e alimentação dos estudantes selecionados durante o estágio internacional

Até o dia 19 de setembro, o Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está com inscrições abertas para a edição 2022-2023 do Programa Pesquisadores do Futuro. Estão aptos a participar alunos dos 2º e 3º anos dos cursos de graduação de Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia para estágios em Universidades e Centros de Pesquisa internacionais.

O Programa subsidia passagens aéreas, o seguro saúde, a moradia e a alimentação dos estudantes selecionados para os dois meses de estágio (janeiro a fevereiro de 2023), a fim de incentivar o desenvolvimento do conhecimento dos profissionais na área de ensino, pesquisa ou assistência. Os selecionados também terão a oportunidade de estreitar laços com profissionais da área da saúde e pesquisadores estrangeiros, a fim de abrir portas para diferentes oportunidades de carreira no futuro.

Para se inscrever, basta cumprir os critérios disponibilizados no edital, preencher a Súmula Curricular por meio deste formulário, além de entregar pessoalmente uma carta de recomendação na Secretaria do Curso de Fonoaudiologia (Rua Dr. Cesário Motta Jr., 61 – Vila Buarque – São Paulo-SP), aos cuidados da senhora Sônia Vespa. Após a realização da inscrição e da análise da súmula curricular, o aluno deverá realizar uma prova de redação em inglês (etapa eliminatória); encaminhar o histórico escolar e participar de entrevista a fim de demonstrar capacidade de expressão e compreensão em inglês ou eventualmente no idioma exigido na instituição de destino e de demonstrar maturidade, interesse e autonomia para as atividades a serem desenvolvidas. A prova ocorrerá em 20 de setembro de 2022.

De acordo com a professora Dra. Ana Luiza Navas, da coordenação da NRI da FCMSCSP, o programa é inovador e vem sendo aprimorado na Faculdade desde 2008, no ano de sua criação. “A iniciativa é muito importante porque permite que os alunos tenham essa vivência internacional em grupos de pesquisas e, muitos deles, acabam seguindo com os supervisores e colegas que conheceram”, analisa.

Ainda de acordo com Ana Navas, apesar da seleção ser bastante competitiva, visto que são disponibilizadas poucas vagas, o projeto nota-se que o projeto transforma a todos que participam. “O Programa melhora a rede de contatos e a vivência como estudante. Ele tem a oportunidade de conhecer como é um laboratório e um grupo de pesquisa em uma instituição, hospital ou universidade no exterior”, explica.

O Programa Pesquisadores do Futuro na FCMSCSP conta com a participação de, em média, 12 a 15 alunos por ano. Apesar de anual, o projeto não foi realizado em 2020 e 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Assim, segundo a professora, a parceria entre as instituições foi retomada este ano em decorrência da abertura de fronteiras para estudantes estrangeiros.

Após o estágio, os alunos também têm a oportunidade de relatar como foi o intercâmbio aos colegas da FCMSCSP. “O Núcleo sempre faz um evento de divulgação na volta dos alunos para eles apresentarem como foi a vivência e experiência deles lá fora”, conclui Navas.

>>> LEIA O EDITAL NA ÍNTEGRA