22/5/2019

Encontro dos “Pesquisadores do Futuro” FCMSCSP – Edição 2018/2019 Evento ocorreu em 20/5/2019, com a participação de 10 alunos

O Núcleo de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou, dia 20/5/2019, o “Encontro dos Pesquisadores do Futuro” – Edição 2018/2019. Neste evento os alunos que participaram do programa apresentaram suas experiências acadêmicas e de pesquisa nos estágios internacionais, em centros de excelência nos EUA, Canadá e Portugal.

Veja fotos do evento aqui.

Após a ABERTURA com a Comissão Executiva do Núcleo de Relações Internacionais da FCMSCSP, Diretoria da Faculdade, Coordenação de Extensão e Diretores de Cursos, houve relatos dos alunos de experiências acadêmicas em diversos centros de ensino e/ou de pesquisa, com o apoio de docentes da FCMSCSP.

Diretor da FCMSCSP, Prof. Dr. Paulo Carrara de Castro ressaltou como o Programa Pesquisadores do Futuro auxilia os alunos. “É uma oportunidade de descortinar horizontes”, mencionou. Prof. Dr. Carlos Alberto Malheiros e Prof. Dr. Adriano Namo Cury, respectivamente diretor e vide do curso de Medicina acentuaram a importância da pesquisa acadêmica. “O Hospital da Santa Casa é um ambiente de assistência e de pesquisa”, comentou Cury. “O interesse pela pesquisa vem aumentando entre nossos alunos e o intercâmbio propicia novos conhecimentos e ampliação de contatos”, avaliou.

Profa. Dra. Lívia Keismanas de Ávila, representando a Profa. Dra. Adriana Limongeli Gurgueira, Coordenadora de Extensão, destacou como o intercâmbio é essencial no sentido de trazer informações de outros países. “E também de levar para o exterior o que fazemos por aqui”, afirmou.  Presidente da Comissão Científica da FCMSCSP, Prof. Dr. Wagner Montor destacou as vantagens de estudar no exterior. “Traz benefícios profissionais e humanos e, para ser aprovado para o Programa, o aluno tem que ter um projeto de Iniciação Científica de qualidade”, ressaltou. Ana Luiz Navas, do NRI, ressaltou as ações do Núcleo para a Internacionalização da FCMSCSP: “As oportunidades no exterior são resultado de uma política que envolve nossos professores, na busca de destinos, e nosso funcionários,  para orientar o alunos em todas as questões burocráticas”, destacou.

Ficaram na UNIVERSITY OF TORONTO – TORONTO, CANADÁ, Ariel Szterling – 4º ano – Curso de Medicina e Victor Guerra Judice Mesquita – 3º ano – Curso de Medicina. “Ficamos impressionados com o número de traumas de pessoas que escorregavam nas calçadas com gelo e neve. Foi uma ótima experiência que nunca poderíamos ter no Brasil”, comentou Ariel. “Realizamos visitas clínicas, participamentos de reuniões com médicos e residentes, trabalhamos nossa pesquisa bibliográfica na biblioteca e pudemos acompanhar cirurgias”, complementou Victor.

Luís Henrique Sardinha Borborema – 4º ano – Curso de Medicina e Nicole Turin Jensen – 3º ano – Curso de Medicina ficaram no NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH (NIH) – WASHINGTON, EUA. “Participamos de discussões com profissionais de alto nível, tanto após a visita a pacientes como em reuniões internas”, afirmou Luís Henrique. “Foi uma experiência transformadora, não só na área que sou apaixonada, endocrinologia, como no aspecto pessoal”, acrescentou Nicole.

A UNIVERSIDADE DE COIMBRA – COIMBRA, PORTUGAL, foi o destino de Bruno Macedo Pinto – 3º ano – Curso de Medicina. “Tive a oportunidade de me aprofundar em pesquisas laboratoriais  e em pesquisas com células-tronco, além de conhecer uma cidade que funciona em boa parte em torno da Universidade, uma das mais antigas e tradicionais da Europa”, comentou.

A UNIVERSITY OF VICTORIA – VITORIA, CANADÁ, foi o universo conhecido por Bárbara Cristina Sousa – 4º ano – Curso de Medicina. “Tive uma ótima experiência no Laboratório do Departamento de Medicina onde desenvolvi minha pesquisa. Também tive a oportunidade ver neve pela primeira vez e ainda de conhecer um povo que vivem em grande harmonia com a natureza”, declarou.

A UNIVERSITY OF MINNESOTA – MINNESOTA, EUA, foi o destino de Gabriela Accetta Rojas – 4º ano – Curso de Medicina. “Pude trabalhar com Hematologia e Oncoterapia. Foi uma oportunidade de conhecer de perto o corpo clínico da instituição, dentro de uma perspectiva inicial de comparar dados do Brasil e dos EUA”, afirmou.

A UNIVERSITY OF CALIFORNIA SAN FRANCISCO – SAN FRANCISCO, EUA, recebeu Beatriz Nobre Monteiro Paiatto – 4º ano – Curso de Medicina. “Preparei dois resumos para Congressos e pude estudar questões envolvendo mulheres trans e ainda o uso delas de hormônios com e sem acompanhamento médico. Em Berkeley,  pude conhecer estudos sobre câncer de mama e esclerose múltipla, entre outras enfermidades, além de surtos e epidemias”, ressaltou

O JUDE CHILDREN´S RESEARCH HOSPITAL – EUA foi visitada por Julia Robaton Bertazzo – 3º ano – Curso de Medicina e Priscilla Bennett – 3º ano – Curso de Medicina. “Tivemos a chance de conhecer especialistas renomados em câncer pediátrico, que é um assunto riquíssimo, acompanhando as áreas clínicas e cirúrgica”, apontou Priscilla. “Tudo o que vimos, conhecemos e aprendemos faz que retornemos ao Brasil e ao curso com outra cabeça, diferente”, concluiu Julia.

O ENCERRAMENTO do evento promovido pela  COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS foi realizado pela professora Ana Luiza Navas. “Esses relatos são apenas um pouquinho dos dois meses que cada um desses jovens pesquisadores vivenciou”, concluiu.