11/03/2022

PIPA 2022 recebe calouros com informação e história, preparando-os para a melhor jornada na FCMSCSP Parte do evento, realizado na segunda (07/mar), reuniu 220 alunos dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia

Até o dia 25 de março, prosseguem as atividades do Programa de Integração dos Primeiro-Anistas (PIPA), que anualmente é organizado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em colaboração com Departamento Científico Manoel de Abreu (DCMA) e as ligas estudantis, para receber os calouros dos cinco cursos de Graduação — Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, Radiologia e Sistemas Biomédicos. A recepção dos calouros de Medicina e Fonoaudiologia, que são cursos diurnos, aconteceu nesta segunda-feira (07/mar), no auditório Dr. Christiano Altenfelder (Rua Jaguaribe, 155 – 4º andar). Para os demais cursos, que são noturnos, a recepção ocorreu na semana passada.

O PIPA foi criado para bem receber os alunos na Faculdade, permitindo que se integrem mais rapidamente aos seus cursos, às rotinas acadêmicas como um todo e ao Hospital da Santa Casa de Misericórdia. “Tradicionalmente, por um costume até não muito agradável, os alunos, quando entravam nas faculdades, eram recebidos como o famoso trote, que com o passar do tempo foi ficando cada vez mais agressivo. Infelizmente, isso aconteceu, também, aqui na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo”, lembra o coordenador de Cultura da FCMSCSP, professor Dr. Décio Cassiani Altimari. “Por esse motivo resolvemos criar o PIPA, para humanizar e tornar a recepção dos calouros algo agradável, divertida, produtiva e adulta.”

O reitor da FCMSCSP, professor Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, lembrou que o programa surgiu à época em que era diretor do Curso de Medicina, segundo ele, após um período de trotes. “Desde então, em vez dos trotes, o recebimento dos alunos é de outra forma.” Para ele, é motivo de muita alegria poder fazer a abertura presencial do PIPA, depois de dois anos sem a atividade por conta da pandemia de covid-19. “Vocês são jovens, e essa é a melhor fase da vida de todos vocês. Por isso, aproveitem muito esses anos na faculdade.”

Em sua fala, o vice-reitor da FCMSCSP, professor Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia, destacou que os calouros estarão numa das melhores faculdades de ciências médicas do Brasil, e que, desde o primeiro dia de aula, terão contato com uma formação humana e prática. “Sempre costumo citar em momentos importantes um sábio que dizia: ‘muitos são chamados, poucos são os escolhidos'”, disse. “Vocês passaram por um período duro de vestibular, com milhares de pessoas tentando entrar na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, e vocês conseguiram dar esse passo enorme na vida acadêmica e profissional futura. Segundo Massaia, essa será a primeira turma de calouros que estará recebendo os equipamentos e instalações novos como biblioteca, biotério, sala técnica cirúrgica, centro de simulação, entre outras melhorias promovidas pela FCMSCSP.

Fonoaudiologia da FCMSCSP completa 20 anos em 2022

O Curso de Fonoaudiologia da Faculdade completa 20 anos em 2022, se destacando entre os melhores do país. Atualmente, está qualificado em primeiro lugar no Estado de São Paulo e no País, segundo o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), num momento em que a Faculdade está em expansão, assim como o curso e a profissão. Somente 46 instituições de ensino no Brasil que têm a nota 5 do Ministério da Educação (MEC), o que representa somente 2% das instituições do país têm a nota máxima, e a FCMSCSP é uma delas.

A professora Dra. Noemi Takiuchi, diretora do curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP, destacou o fato de que nos últimos anos a quantidade de alunos matriculados no curso dobrou, representando sua sustentabilidade. “Temos resultados muito relevantes dos nossos egressos no mercado de trabalho, seja na graduação, na pós-graduação e nas diferentes posições que o fonoaudiólogo vem ocupando em sua atuação”, disse. “A Faculdade da Santa Casa tem esse diferencial do quanto a gente se envolve, e isso é observado nesse momento de integração dos alunos, como também nas novas propostas de formação que temos alinhadas com as melhores práticas de informação e saúde. Esperamos que vocês acompanhem esse processo de investimento que a instituição está fazendo e que se tornem profissionais completos, com excelência técnica e formação humanista, alinhadas ao objetivo de formar as novas lideranças de saúde do país.”

Ensino diferenciado: FCMSCSP é uma faculdade dentro de um hospital 

O diretor do curso de Medicina, professor Dr. Adriano Namo Cury, destacou que os dois últimos anos foram difíceis no dia a dia acadêmico por conta das adaptações necessárias devido à pandemia de covid-19. “Nestes anos, as turmas novas ingressavam de modo remoto. Era muito diferente, até porque a característica de nossa escola de Medicina é a proximidade com os alunos naquilo que é reconhecido na nossa cidade e no nosso país”, disse. “Poucas faculdades têm um hospital. Quando vocês ingressam na FCMSCSP, estão entrando num lugar completamente diferente. Olhem no entorno, olhem para os jardins da Santa Casa, olhem para seus prédios e comecem a perceber o ambiente em que estão sendo recebidos com proximidade e afeto.”

Para Cury, a FCMSCSP oferece o melhor da formação técnica. “Sabemos da importância de um hospital como a Santa Casa, que é porta aberta a todos os pacientes, que não nega atendimento a ninguém. Em que lugar de São Paulo funciona dessa forma? Somente na Santa Casa, e há mais de um século”, disse. Ele destacou, também, o novo currículo do curso de Medicina, que atende as necessidades do momento epidemiológico em relação à saúde da população. “Para aqueles que têm privilégio de estar aqui hoje, orgulhem-se de fazer parte de uma escola de nível, que trabalha em parceria com um hospital diferenciado, e que oportunizará a vocês contato com aquilo que é fundamental: formação de excelência com bons profissionais de saúde.”

Fotos: João Américo dos Santos