10/04/2019

Estudantes e vestibulandos visitam FCM/Santa Casa Alunos e professores do Curso de Medicina responderam dúvidas e apresentaram a instituição

Visitantes participaram de encenação de atendimento de emergência. Clique na imagem para ver mais fotos

Os alunos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo realizaram nesta quarta-feira, 10, o primeiro “Portas Abertas” de 2019. Direcionado aos estudantes que desejam ingressar no Curso de Graduação em Medicina, o evento apresenta as instalações da Faculdade e do Complexo Hospitalar (Irmandade da Santa Casa de Misericórdia). O Portas Abertas também proporciona o contato dos visitantes com os alunos, professores e organizações acadêmicas.

O diretor do Curso de Medicina da FCM/Santa Casa, Prof. Dr. Carlos Alberto Malheiros, e o vice-diretor, Prof. Dr. Adriano Namo Cury, abriram o evento, dando boas-vindas aos estudantes. Em seguida, o Prof. Dr. Decio Cassiani Altimari, coordenador de Cultura e ouvidor geral da Faculdade, fez sua tradicional palestra sobre as origens da Irmandade na Europa e no Brasil e, consequentemente, a criação da FCM/Santa Casa de São Paulo.

Altimari ressaltou que a Faculdade diferenciou-se desde a sua implantação, inovando ao adotar o regime departamental no lugar das cátedras, ao valorizar as disciplinas de Psiquiatria e Psicologia e possibilitar aos alunos o contato com pacientes desde o primeiro ano do Curso. O docente terminou a apresentação destacando a importância dos futuros alunos. “Os corredores da Santa Casa esperam por vocês. Corredores que se alegram com os estudantes, responsáveis pelo brilho da escola”.

Ao término da palestra, os visitantes participaram de três atividades, monitorados por estudantes do Departamento Científico Manoel de Abreu (DCMA): um “tour” pela Faculdade e pelo Complexo Hospitalar da Santa Casa, uma dinâmica de grupo com o objetivo de discutir a relação médico-paciente e uma atividade prática orientada por professores do Departamento de Morfologia.

Haverá outras edições do evento este ano. Caso tenha interesse em participar, cadastre-se aqui  para ser avisado quando forem definidas as datas.