16/09/2022

Portas Abertas tem mais uma edição exitosa Devido à alta procura para as inscrições neste ano, em 2023 evento terá mais vagas

Pesquisadores do Futuro Faculdade Santa Casa SP

Nesta quarta-feira (14/set), a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) recebeu vestibulandos de Medicina para o “Portas Abertas 2022”. O evento tradicional, que é realizado pelo Departamento Científico Manoel de Abreu (DCMA), teve atividades teóricas e de simulação prática. A abertura do encontro contou com a presença do diretor da Faculdade de Medicina, professor Dr. Adriano Namo Cury; do coordenador de Cultura da FCMSCSP, professor Dr. Décio Cassiani Altimari; e da presidente do DCMA, Júlia Akemi Katano.

Nas atividades de simulação, os vestibulandos puderam assistir a realização de curativos, consulta, prática de trauma e de atendimento pré-hospitalar. Após, foi realizado um tour pelas instalações da FCMSCSP e pelo Hospital da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. O evento foi encerrado com uma roda de conversa para o esclarecimento de dúvidas.

Devido à grande procura dos vestibulandos, evento será ampliado em 2023

Com experiência positiva desta edição, presidente do DCMA já projeta edição de 2023

Para Júlia, o destaque do evento foi por conta da possibilidade de simular a experiência prática que se tem ao longo do curso de Medicina da FCMSCSP. “O que mais chamou atenção dos vestibulandos foi a questão da prática desde o primeiro ano. Os alunos, desde o início do curso, têm contato com os enfermos e podem conversar com os pacientes. Acredito que uma simulação com bonecos não é comparável à experiência de estar ao lado do paciente, dentro do hospital”, comenta. Segundo a presidente do DCMA, devido ao sucesso e retornos positivos sobre a edição deste ano, o Diretório Acadêmico já está planejando o Portas Abertas do próximo ano. “Com a alta demanda, estamos pensando em, ou realizar duas edições em 2023, ou aumentar o número de inscritos. Muitas pessoas ficaram interessadas em conhecer nossa Faculdade”, conclui.

Faculdade oferece ambiente privilegiado para a boa formação

Para o professor Adriano Cury, o Portas Abertas já é um evento consagrado, especialmente para o curso de Medicina, em que os vestibulandos têm a oportunidade de se ambientar na Faculdade e compreender a formação médica oferecida. “É um momento importante para mostrarmos a característica do nosso curso, a origem Faculdade, as inovações e as mudanças curriculares implementadas e que já estão em funcionamento, trazendo um currículo absolutamente inovador, adequado ao nosso momento”, disse. “O evento mostra para os alunos que pretendem cursar Medicina, o quanto nossa casa tem de tradição, inovação e, obviamente, a qualidade que oferecemos na formação.”

Para professor Adriano Cury, a integração entre a sala de aula e o campo prático melhora e qualifica a experiência dos alunos na formação

A assistência à saúde sob o ponto de vista humano, que sempre esteve na base curricular da FCMSCSP, além da formação prática ser realizada num hospital centenário — a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que atende a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o maior sistema público de saúde do mundo —, são diferenciais que costumam encantar os participantes. “Nossa Faculdade está integrada a um campo de prática que é um lugar excepcional para se aprender o ofício da Medicina, e isso é um privilégio”, disse.

Em relação ao ensino da Medicina, o diretor considera um diferencial importante o currículo contemplar o saber teórico aliado à prática do dia a dia, seja numa Unidade Básica de Saúde (UBS), enfermaria, num pronto-socorro, ou em qualquer outro ambiente hospitalar. “A inovação tecnológica é um complemento de apoio à formação, que vem se somar ao ensino regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC)”, disse. “A inovação serve para aperfeiçoar as habilidades e competências necessárias para qualquer profissional que queira ter o cuidado adequado com o ser humano, com base na qualidade técnica, científica e, obviamente, atento para aquilo que pode ser considerado mais importante na assistência e cuidado ao paciente.”

Tradição da FCMSCSP é marcada por personagens relevantes na história da Medicina

O professor Décio Altimari perdeu a conta de quantos Portas Abertas já participou. Em 1964, um ano depois da fundação da Faculdade, ele foi contratado como professor instrutor. Participou da criação da disciplina de Genética Médica, até hoje coordenada por ele. Neste período de quase seis décadas, desempenhou diversas funções de direção na instituição e coordenou muitos vestibulares.

Altimari: Faculdade com ideias novas e compromisso com a formação dos alunos

Nas edições do Portas Abertas, cabe a ele a tarefa de apresentar a história da Faculdade, que se inicia bem antes de 1963 — ano da realização do primeiro vestibular — e se confunde com a missão que originou as Santas Casas de Misericórdia, trajetória que foi iniciada quando ainda o Brasil era colônia de Portugal. “O que acho de mais bonito em nossa história são os heróis da Faculdade da Santa Casa de SP, os personagens que fizeram a Santa Casa”, disse. “Trata-se do fato de que tivemos nomes que fazem parte da história da Medicina, que fazem parte da história de São Paulo.”

De acordo com ele, o compromisso estabelecido pela Faculdade na formação de profissionais, por meio da inovação e compromisso, é um dos temas que mais chama a atenção dos estudantes. “Somos uma uma escola com ideias novas, que está constantemente inovando, ao mesmo tempo que temos um compromisso extremamente sério com a formação dos alunos”, disse. “Há uma relevância muito grande no comportamento dos professores com os alunos para que eles tenham uma formação médica que seja condizente com a importância desta profissão para a sociedade.”