02/08/2018

Pós-graduação em Medicina Hiperbárica.

Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-graduação em Medicina Hiperbárica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Os objetivos são a capacitação e o aprimoramento de médicos para orientar, analisar, realizar pesquisas e contribuir na segurança e organização de atividades em ambiente hiperbárico. Busca ainda identificar os fatores de risco e estabelecimento de programas de prevenção, assim como conhecer como e por que acontecem acidentes de mergulho, que tipo de acidentes são estes, acompanhar sua evolução e identificar suas características. A coordenação técnica é de Eduardo Vinhaes. Informações: (11) 3367-7894 e 3367-7742.

Inscrições: http://portal.fcmsantacasasp.edu.br:8080/web/app/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=1&f=1&ps=639#/es/informacoes

A medicina hiperbárica trata do bem-estar físico, psíquico e social do ser humano que se expõe a um ambiente com pressão barométrica, elevada (hiperbarismo), estudando também os efeitos terapêuticos do oxigênio hiperbárico e os problemas relacionados ao mergulho, a fim de preveni-los ou mitigar as suas consequências.

O curso busca, portanto, capacitação e aprimoramento de médicos para atuar em Medicina Hiperbárica, realizando exame de aptidão física e mental para trabalhadores em ambiente hiperbárico, mergulhadores e candidatos a trabalho submerso ou sob pressão, exigido pela legislação trabalhista e pelas Normas da Marinha do Brasil.

O público-alvo são médicos que atuem ou tenham interesse em atuar em Medicina Hiperbárica. O processo seletivo ocorre por entrevista e análise de curriculum. São 400 horas no período de 12 meses. As aulas teóricas e práticas ocorrem quinzenalmente às sextas-feiras e aos sábados (aulas teóricas e práticas). Ao ser aprovado na seleção, o aluno será convocado e deverá realizar sua matrícula no dia 21 de setembro de 2018.