12/4/2021

Estudante de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP integra equipe vencedora da Health Hackathon Tiago Costa também faz parte da Liga InovaSanta da Faculdade

Nosso aluno do segundo ano de Medicina Tiago Mestriner Costa, vice-presidente da InovaSanta (Liga de Inovação da Faculdade da Santa Casa de São Paulo), conquistou o primeiro lugar na Hackmed Health Hackathon, a maior competição de Inovação em Saúde do Brasil.

Nesse evento, equipes recebem a tarefa de desenvolver, em apenas uma semana, uma startup na área da saúde visando solucionar uma necessidade do setor com o uso de metodologia desenvolvida pelo MIT Hacking Medicine, que já criou mais de 50 startups e levantou mais de U$ 240M em Venture Capital em esforços para acelerar a inovação médica e incentivar o empreendedorismo.

O acadêmico da InovaSanta participou de um time multiprofissional, com engenheiros, médicos, enfermeiras e estudantes de medicina. Nesse contexto, surgiu o Reinventário, plataforma de rastreio patrimonial em tempo real que permite aos hospitais controlarem equipamentos médicos essenciais à sua operação, facilitando a localização, organização e funcionamento destes.

Leia o depoimento do Tiago: “Durante essa jornada de construção do Reinventário, pude pôr em prática diversas habilidades e conhecimentos adquiridos por meio da InovaSanta, como inteligência emocional ao apresentar o pitch final para a bancada de jurados; liderança e comunicação que me proporcionarão uma capacidade de diálogo eficaz e objetivo; além de noções de mercado que me conduziram ao melhor modelo de negócio para a solução. Tenho muito a agradecer por essa experiência, que me fez aplicar muito do que eu havia aprendido, principalmente como tirar uma ideia do papel. Todos esses ensinamentos que me trouxeram a conquista do 1º lugar com certeza serão muito importantes para a minha vida futura, uma vez que já são esperados do profissional médico conhecimentos para além da medicina. Devo tudo isso em grande parte à InovaSanta da Faculdade da Santa Casa de SP.”

“Estamos orgulhosos em orientar os acadêmicos nesse importante tema da Inovação em Saúde e receber em troca tamanha distinção no setor”, afirmou o Prof. Dr. Irineu Massaia, vice-diretor da Faculdade da Santa Casa de São Paulo e orientador do InovaSanta.

InovaSanta

Fundada em 2018 por estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), a InovaSanta tem o objetivo de complementar a formação médica com conhecimentos de outras áreas, tendo como norte as inovações e tendências do campo da Medicina.  A Liga desenvolve suas atividades baseada em quatro eixos temáticos: gestão, empreendedorismo, liderança e tecnologias disruptivas.

Estudantes da FCMSCSP que são membros da InovaSanta:

Michael Chow
Gabriel Lanzuolo
Tiago Costa
Gabriel Chun
Lucas Pari Mitre
Luca Frascino