12/12/2019
Falhas na comunicação é a categoria que mais evidencia problemas relativos à passagem de plantão na equipe de enfermagem. Essa categoria é subdivida em quatro subcategorias: Registros incompletos no prontuário, Informações incompletas durante a passagem de plantão, Falha no processo de comunicação verbal e escrita e Interrupções por diversos fatores. Já a menos evidenciada é Ambiente Inadequado, que apresenta características de desconforto sonoro, físico, de temperatura e/ou outros, que aceleram o término e tornam o plantão desmotivador.
Impontualidade é uma categoria que se apresenta como um problema por interferir no processo de troca de turno decorrente dos atrasos bem como por passagens prolongadas; e a Falta de modelo ou ausência da passagem de plantão pode resultar em informações não confiáveis bem como falta de informações necessárias para tomada de decisão baseada em fatos concretos.
Esse é o resultado de pesquisa publicada na revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O objetivo foi identificar na literatura científica os problemas relativos à passagem de plantão na equipe de enfermagem. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio de um estudo exploratório-descritivo, de caráter qualitativo.
Foram identificadas, em síntese, quatro categorias que representam os problemas relativos à passagem de plantão na equipe de enfermagem. Uma categoria resultou em quatro subcategorias: I. Impontualidade; II. Falhas na comunicação: II A – Registros incompletos no prontuário, II B – Informações incompletas durante a passagem de plantão, II C – Falha no processo de comunicação verbal e escrita, II D – Interrupções por diversos fatores; III. Ambiente Inadequado e IV. Falta de modelo ou ausência da passagem de plantão.
O artigo, intitulado “Passagem de plantão na equipe de enfermagem: um estudo bibliográfico”, de Francisco Adriano Vicente de Almeida e Maria Lucia Alves de Sousa Costa, pode ser acessado na íntegra gratuitamente em http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/49/35