19/10/2022

Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo lança livro sobre Dislipidemia Lançamento será na quinta-feira (20/out), às 19h, na Livraria Martins Fontes Paulista

O professor Dr. Renato Jorge Alves, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), lançará nesta quinta-feira (20/out), às 19h, o livro “Dislipidemia na Prática Clínica”. O lançamento será no Piso Mezanino da Livraria Martins Fontes Paulista, localizada na Avenida Paulista, nº 509 – Bela Vista – São Paulo (SP).

Após o lançamento, o livro estará disponível na Biblioteca da Faculdade para alunos e professores para leitura e estudo, dentre as principais temáticas estão: história das Dislipidemias e atuais descobertas, fisiopatologia, farmacologia, laboratório clínico e biologia molecular. O livro pode ser encontrado no site da Editora dos editores. Além de Renato, o Dr. Raul Dias Santos, docente do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP, também colaborou na construção do livro.

Segundo os autores, a ideia inicial de criar um livro foi pensada para que pudesse agradar aos profissionais da área da saúde que se dedicam à prática clínica diária, atendendo pacientes em consultórios, ambulatórios de cardiologia, clínica médica e endocrinologia. “Para isso, pensamos na realização de uma obra que pudesse dirimir possíveis dúvidas e curiosidades, principalmente daqueles que não estão diretamente ligados a instituições acadêmicas”, dizem.

“Sabemos também que, grande parte desses colegas o fazem com pacientes que possuem diversas doenças associadas, tais como: diabetes mellitus, hipertensão arterial, doença coronária, doenças inflamatórias crônicas, entre outras. Dessa forma, os temas escolhidos tentaram transmitir o conhecimento que os vários autores selecionados para os capítulos possuem, bem como a expertise de cada um”, explicam os doutores.

Sobre o autor

Renato Jorge de Alves tem graduação em Medicina pela Universidade de Vassouras (1987), especialização em Clínica Médica (1988), residência médica na área de Cardiologia no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo (1989-1990), doutorado na área de cardiologia no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2003). Em 1992, após aprovação em prova da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira, obteve o Título de Especialista em Cardiologia, revalidado em 2004.

Atualmente é Professor Assistente da Disciplina de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo onde exerce atividades docentes, de orientação e de coordenador no Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Medicina e Pesquisa Científica, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos temas relacionados a dislipidemias, aterosclerose e fibrilação atrial.