16/03/2022

Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP fala sobre vacina do Butantan contra chikungunya que está em fase final de testes Segundo Marco Aurélio Sáfadi, em cerca de 30% a 50% daqueles que são infectados pela doença podem persistir manifestações por semanas ou até meses

O professor do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), o infectologista Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, falou ontem (15/mar) ao Jornal Nacional sobre o desenvolvimento de vacina contra chikungunya pelo Instituto Butantan que é segura e gera resposta imune duradoura em 96% dos voluntários, segundo resultados finais de fase 3 que foram realizados nos EUA.

A doença, que é transmitida pelo Aedes aegypti, provoca febre alta, dor de cabeça, manchas na pele e dores nas articulações, podendo levar à morte. “Em cerca de 30% a 50% daqueles que são infectados pela doença, podem persistir manifestações por semanas ou até meses, com dores nas articulações, muitas vezes, incapacitantes”, alertou o professor da FCMSCSP.

Segundo o instituto, o imunizante está sendo desenvolvido em parceria com a empresa de biotecnologia franco-austríaca Valneva, mostraram que a imunogenicidade alcançada após a vacinação permaneceu por ao menos seis meses, com manutenção da produção de anticorpos durante esse período em 96,3% dos indivíduos avaliados. Além disso, o imunizante é seguro e causa reações adversas mínimas.

O estudo foi conduzido nos Estados Unidos com 4.115 homens e mulheres acima de 18 anos. Em dados divulgados anteriormente, a taxa de soroconversão da vacina foi de 98,5% tanto para adultos quanto para idosos acima de 65 anos, promovendo níveis semelhantes de anticorpos neutralizantes. Passados seis meses da aplicação da vacina, a soroconversão continuou elevada, sendo detectada em 96,3% dos participantes da pesquisa. A duração da imunidade continuará sendo monitorada periodicamente com testes sorológicos durante pelo menos cinco anos.

Com informações do Jornal Nacional e do Instituto Butantan