05/09/2023

Professor da Faculdade tornou-se Fellow durante Congresso da Europeu de Cardiologia O título de honra do Profº Dr. Renato Jorge Alves, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade, foi devido às suas significativas contribuições para a Cardiologia

O Professor Dr. Renato Jorge Alves, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), esteve presente no Congresso Europeu de Cardiologia, que ocorreu entre os dias 25 a 28 de agosto, em Amsterdam.

O evento, que é organizado pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), tem como objetivo debater sobre os principais tópicos da Medicina Cardiovascular, apresentando e discutindo sobre as últimas descobertas científicas, além de fornecer ensino e educação clínica aprofundados.

Algumas das sessões foram transmitidas on-line na página do congresso. Na oportunidade, o professor pode coordenar presencialmente a seção “Fatores de risco e prevenção: Dislipidemias”.

O Dr. Renato também foi homenageado com o título de Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC). O título é dado para profissionais da saúde que deram uma contribuição significativa à Cardiologia, sendo reconhecido por toda a comunidade cardiológica como um símbolo de excelência.

Para além do reconhecimento, que é semelhante ao título de doutor Honoris Causa, o Fellow tem acesso a todo conteúdo científico do congresso da ESC.

Sobre o professor

Renato Jorge de Alves tem graduação em Medicina pela Universidade de Vassouras (1987), especialização em Clínica Médica (1988), residência médica na área de Cardiologia no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo (1989-1990), doutorado na área de cardiologia no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2003). Em 1992, após aprovação em prova da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira, obteve o Título de Especialista em Cardiologia, revalidado em 2004.

Atualmente é Professor Assistente da Disciplina de Propedêutica e Cardiologia e no Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde exerce atividades docentes e de orientação. Tem experiência na área de Medicina e Pesquisa Científica, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos temas relacionados a dislipidemias, aterosclerose e fibrilação atrial.