15/11/2019

Professor da FCM/Santa Casa participa do 5º Congresso Europeu de Microbioma e Metabolômica Líderes de opinião da academia e da indústria examinaram dados de pesquisa mais recentes

O Prof. Dr. Irineu Massaia, docente de Infectologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo participa do 5º Congresso Europeu de Microbioma e Metabolômica, que ocorreu dias 13 e 14 de novembro, em Londres, Inglaterra.

No evento, foi enfatizado que a importância da microbiota intestinal na saúde humana e na progressão da doença se espalha muito mais do que apenas nas condições gastrointestinais. Os sistemas imunológico, nervoso e metabólico acoplam o microbioma ao restante do corpo e desempenham um papel crucial nas doenças extra-intestinais, incluindo condições neurológicas, câncer e aspectos metabólicos.

No 5º Congresso Europeu Europeu de Microbioma e Metabolômica, por isso, foi mudado o foco de gastrointestinal para extra-intestinal, ao se examinar os dados pré-clínicos e clínicos mais recentes que demonstram o papel da microbiota intestinal em algumas das doenças mais críticas do mundo.

Durante o evento, líderes de opinião da academia e da indústria examinaram dados de pesquisa mais recentes, buscando traduzir o entendimento mais recente do microbioma intestinal em medicamentos terapêuticos que têm o poder de tratar distúrbios metabólicos, neurodegenerativos e psiquiátricos.