30/06/2022

Professora da Faculdade fala sobre a importância da doação de corpos para estudo Em entrevista, a professora Dra. Mirna Duarte Barros esclareceu sobre as principais dúvidas sobre o Programa

A professora Dra. Mirna Duarte Barros, do Departamento Morfologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), esclarece sobre as principais dúvidas sobre o Programa de extensão de Doação de Corpos para estudo.

Os corpos doados são utilizados tanto para ensino, quanto para pesquisa, englobando os cursos de Graduação, Pós-graduação e os de Educação Médica Continuada e da Pesquisa de Anatomia. Além disso, alunos residentes, em especial os de Anatomia, da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, também têm a oportunidade de estudar por meio desses modelos. De acordo com a professora, o programa auxilia, anualmente, em torno de 500 alunos da Graduação.

Programa passou a ser institucionalizado em 2005

Apesar da prática de receber doação de corpos para a Faculdade seja antiga — tendo se iniciado iniciando com os corpos de pessoas em situação de rua que faleciam na Santa Casa de SP sem documentação ou que eram corpos não reclamados, ou seja, nenhum familiar buscou após o reconhecimento do óbito — a institucionalização do programa ocorreu apenas em 2005. Atualmente, a prática garante um processo legal, solicitando documentos e reconhecendo, por cartório, a responsabilidade da guarda e do uso pela instituição.

No final de junho, a professora participou de programa veiculado pela TV da Câmara Municipal de Jataí-GO para falar sobre o programa. De acordo com Mirna, a Faculdade procura doadores quando ainda vivos, ao invés de só esperar a doação no momento do óbito. Segundo ela, o ato da doação é um gesto nobre. “Doar o corpo é manifestar, em vida, o seu desejo de contribuir para o avanço da ciência, de forma a beneficiar pesquisadores e alunos em seus estudos na área da saúde”, diz.

A doação pode ser feita por qualquer pessoa que esteja apta a manifestar seu desejo, com idade igual ou acima de 18 anos. Pais de menores falecidos também podem declarar seu consentimento para a doação do corpo do menor. Pessoas que fazem uso de remédio contínuo ou que têm doença crônica também podem doar seus corpos, porém, caso a doença seja a causa do óbito, a situação deve ser declarada no certificado de óbito.

Faculdade têm processo organizado para doação

Mirna orienta que, num primeiro momento, os doadores entram em contato com órgãos públicos ou outros programas que também aceitam a doação. Para doar diretamente à Faculdade, basta acessar o site da instituição e preencher os documentos solicitados. Quando o doador falecer, o corpo é transferido para o necrotério da FCMSCSP após o velório para que os profissionais possam realizar os devidos procedimentos, como a preservação do corpo.

Os doadores são homenageados com frequência na “Missa do Cadáver”, evento que é realizado na Capela da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de SP. A missa é realizada com a presença de um dos corpos doados, os familiares deste doador e os alunos que tiveram a oportunidade de estudá-lo. Além disso, há, anualmente, o debate sobre o Programa de Doação de Corpos na disciplina de Biomédica, do curso de Medicina da FCMSCSP.

Veja a entrevista completa.