13/10/2019

Professora da FCM/Santa Casa participa de eventos na área de Alergia e Imunologia Dra. Wilma Carvalho Neves Forte aponta que o nome “Imunodeficiências Primárias” deva ser substituído no Brasil por “Erros Inatos da Imunidade"

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) esteve presente no XLVI Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que ocorreu de 25 a 28/9/2019, em Florianópolis, SC.

A Professora Dra. Wilma Carvalho Neves Forte proferiu palestra sobre “Antibioticoprofilaxia nas Imunodeficiências Primárias” e participou de duas mesas redondas falando sobres os temas: “Erros Inatos da Imunidade” e “Diagnóstico e tratamento das Imunodeficiências Primárias”.

A Professora Wilma também participou do Curso de Imersão em “Imunodeficiências Primárias” organizado pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, em agosto de 2019, proferindo a palestra: “Erros Inatos da Imunidade em vez de Imunodeficiências Primárias”.

A docente da FCMSCSP aponta que o nome “Imunodeficiências Primárias” deva ser substituído também no Brasil por “Erros Inatos da Imunidade”, seguindo a denominação proposta em 2018 pelas Sociedades Internacionais de Imunologia.

A Dra. Wilma acredita que a nova nomenclatura possa aumentar a chance de diagnóstico de tais doenças, de forma análoga ao ocorrido com os Erros Inatos do Metabolismo nos últimos anos. A nova denominação também poderia evitar discriminações errôneas para pacientes com Imunodeficiências Primárias.