15/10/2021

Professora da Santa Casa palestra no 29º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Marcia Abel participa do evento na sexta-feira (15), das 15h45 às 16h45, da mesa “Criatividade e resolução de problemas”

A professora Dra. Marcia Abel será palestrante do 29º Congresso Brasileiro e 9º Congresso Internacional de Fonoaudiologia que acontecem até amanhã (16/out). Marcia participará na sexta-feira (15), das 15h45 às 16h45, da mesa “Criatividade e resolução de problemas”, que está inserida no tema macro “Profissional 4.0”.

Com atuação nos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia, ela representará a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) devido sua atuação junto ao programa de pós-graduação em Neurociência da Instituição. O evento será realizado on-line, com inscrições pagas. Mais informações podem ser acessadas aqui.

A palestra será moderada por Leonardo Lopes e contará, também, com a participação da fonoaudióloga Claudia Pacheco, que foi aluna do curso de pós-graduação Especialização em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações da FCMSCSP.

Para a professora Marcia Abel, estresse pode ser oportunidade de mudança

Na palestra ela abordará as bases evolutivas e princípios de funcionamento do sistema nervoso. “Os recursos cerebrais são potentes, modelam as facetas do comportamento humano, a cognição, a resolução de problemas e a tomada de decisão dentre outros aspectos”, disse. “O estresse, quando compreendido como oportunidade de mudança promove crescimento pessoal e social, quando identificado como crise e ameaça contínua, leva ao adoecimento, a comportamentos de risco e knock-out na criatividade.”

Para a professora, se não é possível viver em um mundo sem estresse, pode-se gerenciá-lo através de estratégias cognitivas, do fortalecimento de habilidades e do autocuidado. Nesse sentido, o fonoaudiólogo é um profissional relevante na saúde e na construção social, dentre as diversas áreas de especialidade, atua em processos relacionados à comunicação verbal e não verbal, auxilia na formação de pontes entre o indivíduo e o mundo. “Conhecer os mecanismos cerebrais envolvidos na construção da percepção oportuniza o autoconhecimento, o torna mais apto a assistir pessoas com dificuldades audiológicas, fonológicas e fazer uma melhor gestão de si mesmos”, afirma.

Saiba mais sobre Marcia Abel

Marcia Nogueira Castaldi Abel é neurocientista, mestre e doutora em Patologia Experimental e Comparada. É professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) desde 1995. Ainda na FCMSCSP é docente e orientadora dos cursos de pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação e Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações e mentora do programa institucional de mentoria.