24/4/2020

Professora do Curso de Enfermagem da FCM/Santa Casa participou do Seminário do Laboratório de Inovação em Enfermagem Iniciativa é do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil

Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a Profa. Dra. Maria Fernanda Terra apresentou presencialmente a experiência “Assistência em violência – prática interprofissional para a garantia do direito à saúde das mulheres em situação de violência doméstica de gênero”, sob o tema geral “Valorização da Enfermagem”, no Seminário do Laboratório de Inovação em Enfermagem.

Conheça o link oficial do evento, onde constam as apresentações realizadas: https://apsredes.org/enfermagem/opas-e-cofen-realizam-seminario-do-laboratorio-de-inovacao-em-enfermagem/

O evento, promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, ocorreu em Brasília, DF, de 16 a 18 de março/2020, e valoriza experiências inovadoras em Enfermagem. Veja fotos aqui.

A prática coordenada pela professora da FCMSCSP foi desenvolvida no Sistema Único de Saúde (SUS) e apresentada para a comissão de avaliação que escolherá as experiências que serão visitadas “in loco” pela equipe a partir de abril.

Os avaliadores do Laboratório de Inovação são indicados pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), pelos Ministérios da Saúde (por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde) e da Educação (com representantes da Secretaria do Ensino Superior), e pela OPAS e Cofen.

O Seminário compôs a 2a etapa do processo de avaliação e inclui as 39 experiências aprovadas, das 329 inicialmente inscritas, como inovadoras na profissão pelo Laboratório de Inovação em Enfermagem.

Das práticas aprovadas para esta segunda fase, 17 pertencem ao eixo “Ampliação do escopo de práticas” e 22 ao tema “Valorização da Enfermagem”. As experiências contemplam todas as regiões do país e são provenientes de 12 Estados: Alagoas (3 experiências), Amazonas (1), Bahia (1), Ceará (1), Distrito Federal (2), Paraíba (1), Paraná (3), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (6), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (8), São Paulo (10).

A comissão organizadora do Laboratório de Inovação tinha previsto inicialmente a seleção de 30 experiências, mas o bom nível dos relatos apresentados motivou a ampliação das vagas.

CRONOGRAMA

– Avaliação – Etapa 2 – Seminário 16, 17 e 18 de março de 2020

– Divulgação dos resultados da 2ª etapa Abril de 2020

– Avaliação – Etapa 3 – Visitas técnicas Abril e Maio de 2020

– Divulgação dos resultados da 3ª etapa- RESULTADO FINAL Junho de 2020

– Organização da publicação das experiências selecionadas Junho a Setembro de 2020

– Seminário e Cerimônia de Reconhecimento 22º CBCENF em novembro de 2020

– Cronograma atualizado em 27 de janeiro de 2020.

Leia mais: http://www.cofen.gov.br/cofen-e-opas-selecionam-experiencias-inovadoras-em-enfermagem_76835.htmlhttp://www.cofen.gov.br/cofen-e-opas-selecionam-experiencias-inovadoras-em-enfermagem_76835.html

Lista completa dos selecionados para a segunda etapa: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/resultado-segunda-etapa.pdf

Fonte: APSRedes e Cofen