30/08/2023

Professora que é a maior referência nacional sobre processamento de materiais médicos ministra aula para os alunos do curso de Pós-graduação “Enfermagem em Oftalmologia” A aula, que aconteceu em 25 de agosto, contou com a presença da Dra. Kazuko Uchikawa Graziano

Em 25 de agosto de 2023, os alunos do curso de Pós-graduação Enfermagem em Oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) contaram com a presença da professora Dra. Kazuko Uchikawa Graziano, professora emérita da Escola de Enfermagem da USP.

A aula também contou com a presença do coordenador do curso, o professor Dr. Reginaldo Adalberto Luz, onde puderam debater sobre os produtos e equipamentos utilizados na Central de Material e Esterilização, seus registros na Anvisa e as implicações dos não registrados.

Sobre a professora

A professora Dra. Kazuko Uchikawa Graziano formou-se em Enfermagem com Habilitação em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Kazuko lecionou por mais de 40 anos e se especializou na área da enfermagem médico-cirúrgica, realizando diversas pesquisas importantes.

Além disso, ela é especialista na temática de processamento de produtos para saúde (limpeza/desinfecção/esterilização/reuso de materiais de uso único) e descontaminação do ambiente.

Sobre o curso

O curso de Pós-graduação Enfermagem em Oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é oferecido à distância e conta com mais de 230h de aula ao vivo (síncrona).

As inscrições para a turma de 2024 abrirão em breve.